Nesta segunda-feira (16/12), o Athletico Paranaense anunciou a contratação de Maurício Barbieri como novo treinador da equipe para o ano que vem. Ele assume o cargo depois da demissão de Lucho González e se apresentará no dia 26 de dezembro. Junto de Barbieri também chega o auxiliar técnico Maldonado.
Maurício Barbieri é o novo técnico da nossa equipe principal. O profissional inicia no dia 26 de dezembro a preparação do nosso Furacão para a temporada 2025.
Bem-vindo!
https://t.co/MxH34z5QoS #Athletico pic.twitter.com/G5dkjkcW7C
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) December 16, 2024
O Furacão deu o primeiro passo para iniciar o planejamento da próxima temporada na busca de reparar o fiasco que foi 2024. O clube paranaense foi rebaixado à Segunda Divisão no ano do centenário e demitiu Lucho Gonzalez, depois da última rodada do Brasileirão. O novo treinador assume a equipe com o objetivo de devolver o clube à elite do futebol nacional.
Barbieri tem 43 anos de idade e estava sem clube desde que saiu do Juárez, do México. No Brasil, ele se destacou pelo bom trabalho à frente do Red Bull Bragantino, quando chegou à final da Copa Sul-Americana e o levou à disputa da Copa Libertadores da América. Lá ele esteve à frente da melhor campanha da história do Massa Bruta no Campeonato Brasileiro, terminando em sexto lugar, em 2021.
O trabalho em Bragança Paulista o gabaritou para assumir o Vasco da Gama, em 2023, em uma transição do associativo para a SAF. Ele ficou por seis meses no Cruz-Maltino mas devido os problemas internos e o mau desempenho da equipe, acabou demitido com um aproveitamento de 43%, acumulando 24 partidas, 9 vitórias, 4 empates e 11 derrotas.
Além destes times, ele também dirigiu o Flamengo, onde foi revelado, e o Goiás.