Campeonato Mineiro 2025: Definições, grupos e novidades no regulamento

Federação Mineira de Futebol (FMF) sorteou os grupos do Campeonato Estadual de 2025, que terá início em 18 de janeiro

26 nov 2024 - 17h36
(atualizado em 27/11/2024 às 01h51)
Foto : CRIS MATTOS / FMF
Foto : CRIS MATTOS / FMF
Foto: Esporte News Mundo

A reunião do Conselho Arbitral, realizada nesta terça-feira no Mineirão, definiu os detalhes do Campeonato Mineiro de 2025. Com 12 equipes participantes, o torneio será novamente disputado em formato de três grupos. A competição terá início em 18 de janeiro, mesmo dia em que Atlético-MG e Cruzeiro têm amistosos marcados nos Estados Unidos.

Formato de disputa

Os 12 times foram divididos em três grupos:

Publicidade
  • Grupo A: Atlético-MG, Tombense, Uberlândia e Betim.
  • Grupo B: América-MG, Athletic Club, Itabirito e Democrata GV.
  • Grupo C: Cruzeiro, Villa Nova, Pouso Alegre e Aymorés.

As equipes enfrentarão apenas adversários de outros grupos, somando oito jogos na primeira fase. Avançam às semifinais os primeiros colocados de cada grupo e o melhor segundo lugar no geral.

A partir das semifinais, os confrontos serão realizados em partidas de ida e volta. Em caso de empate no placar agregado, a decisão será nos pênaltis, sem vantagem para o time de melhor campanha.

No rebaixamento, os dois últimos colocados na classificação geral caem diretamente, eliminando o antigo triangular decisivo.

Novidades no torneio

Entre os estreantes na elite estão Betim, campeão do Módulo II, e Aymorés, de Ubá, vice-campeão e que voltou à ativa há cinco anos. O torneio ainda contará com times de peso da Região Metropolitana de Belo Horizonte, como Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG, Villa Nova e Betim.

Publicidade
Sorteio dos grupos no Estádio Mineirão Foto : CRIS MATTOS / FMF
Foto: Esporte News Mundo

Obrigações para os clubes

O regulamento exige que os clubes apresentem laudos técnicos com 30 dias de antecedência ao início da competição. Além disso, está prevista a padronização de gramados, com medidas específicas de altura da grama (entre 0,18 e 0,30 mm) e dimensões do campo. O uso de grama sintética será permitido.

Também serão obrigatórias melhorias na estrutura dos estádios, como internet cabeada, cabines de imprensa, instalação de VAR e câmeras de impedimento.

Representantes presentes

Na reunião, o Atlético-MG foi representado por Sérgio Coelho, Victor Bagy e Leonardo Barbosa. Pelo Cruzeiro, esteve presente Pedro Junio, enquanto Fred Cascardo e Henrique Saliba representaram o América-MG.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se