Técnico comandou o sub-20 do Athletic e a equipe profissional do Social em campanhas desafiadoras
Com o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão se aproximando de sua fase final, o técnico Rodrigo Rojas fez um balanço de sua temporada de 2024 em Minas Gerais. Com o Social já eliminado da competição, o foco do treinador agora se volta para o planejamento de 2025.
Rojas iniciou o ano no comando do sub-20 do Athletic, onde protagonizou uma campanha histórica. Na fase classificatória, o Esquadrão de Aço terminou na 5ª posição e se destacou com a segunda melhor defesa do torneio. Pela primeira vez, a equipe avançou à fase de mata-mata no estadual da categoria e registrou a sua primeira vitória sobre o Atlético-MG.
Nos jogos eliminatórios, o Athletic foi superado pelo futuro campeão América-MG. Ao longo da competição, Rojas comandou o time em 16 partidas, somando oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Sobre o trabalho, o técnico afirmou: "Acredito que fizemos um bom trabalho no Athletic. Desenvolvemos bem, conquistamos feitos históricos para a categoria do clube, conseguimos vencer grandes adversários. Fico feliz com a minha passagem por lá, só tenho a agradecer."
Após o encerramento da campanha do Athletic no Mineiro sub-20, surgiu a oportunidade de comandar o Social. Movido a desafios, Rojas aceitou a proposta para liderar a equipe nas cinco últimas rodadas da Segunda Divisão do Mineiro, a terceira divisão estadual.
O Social, que estava inativo desde 2018, retornou às competições e enfrentou dificuldades no torneio. Apesar de ter sido eliminado sem vitórias, o time teve mudanças importantes com a chegada de Rojas, que assumiu em um momento delicado, com quatro derrotas consecutivas. Ele reestruturou o elenco, conquistando os únicos pontos da equipe na competição, mas o elenco jovem e reduzido tornou difícil uma recuperação completa.
O cenário desafiador do Social não abalou o treinador, que demonstrou otimismo em relação ao futuro da equipe. "Sou um cara movido a desafios, me motivo para trabalhar em qualquer situação. Sou um profissional que já passou por inúmeras experiências, e essa foi mais uma desafiadora. Mas estou muito motivado e feliz, no ano que vem tenho certeza de que, com um belo projeto, conseguiremos fazer um trabalho consistente. Temos muita coisa pela frente e estaremos preparados", disse Rojas.
Rodrigo Rojas já está incluído nos planos do Social para 2025. Ele deve iniciar o ano no comando do sub-20 e, no segundo semestre, assumir a equipe profissional, que buscará disputar novamente a Segunda Divisão do Mineiro.