Com 12 jogos disputados, o Flamengo soma 24 pontos no Brasileiro. Tem oito vitórias, marcou 25 gols, sofreu 11, portanto seu saldo é de 14 gols. Esses números são superiores aos das campanhas de 2019 e 2020 no campeonato nacional, ambos vencidos pelo time carioca.
No ano passado, após 12 partidas, o Flamengo somava 21 pontos, com apenas cinco vitórias, 17 gols favor e 15 contra, o que lhe dava um reduzido saldo de dois gols.
Já em 2019, quando bateu o recorde de pontos do Brasileiro com 20 clubes – foi campeão com 90 pontos -, o Fla tinha obtido também 24 pontos depois de 12 jogos, mas com saldo e número de vitórias inferiores em comparação com a edição atual da competição – eram sete vitórias até então, com 25 gols pró e 13 contra, saldo de 12.
Há outro fator que pode encher de otimismo os flamenguistas para a sequência da temporada. Em 2019, quando o Brasileiro se aproximava da metade, vários grandes times brigavam pelas primeiras posições da tabela, além do Rubro-Negro – Palmeiras, Santos, Corinthians, São Paulo, Atlético-MG, Internacional e Grêmio.
Em 2020, isso também se repetia, com Internacional, Grêmio, São Paulo, Palmeiras, Santos e Atlético-MG na luta com o Flamengo pelo topo da tabela. Agora, porém, o que se vê é que somente Palmeiras e Atlético-MG fazem frente ao clube carioca, entre os credenciados à conquista do Brasileiro.