O Brasileiro está apenas no começo, mas já é clara a irregularidade dos cariocas na competição. Flamengo, Botafogo e Fluminense estão na parte de baixo da tabela – em 11º, 12º e 14º respectivamente. A má fase atinge também o Vasco, que empatou com a Tombense (1 a 1), nesse domingo (1), e ocupa apenas a oitava posição na Série B.
No dia do trabalhador, o Flamengo jogou pela Copa do Brasil e sofreu para derrotar o Altos, do Piauí, por 2 a 1, em Teresina. Já havia disputado a partida pela quarta rodada do Brasileiro em 20 de abril – 0 a 0 com o Palmeiras no Maracanã.
Com somente uma vitória em quatro jogos, o Flamengo soma cinco pontos. O Botafogo tem campanha praticamente idêntica, ficando atrás do Rubro-Negro no saldo de gols. Na rodada que se encerra nesta segunda, com São Paulo x Santos, o Botafogo lotou o Engenhão, mas não passou de empate por 1 a 1 com o Juventude. A torcida vaiou o time.
Entre os clubes do Rio na elite, o Fluminense é o que mais preocupa. O técnico Abel Braga pediu demissão dias atrás, em razão da pressão de parte dos torcedores por atuações ruins da equipe. Nesse domingo, o time abriu 2 a 0 sobre o Coritiba fora de casa e parecia disposto a espantar a crise. No entanto, tomou a virada, perdeu por 3 a 2 e fez a temperatura subir ainda mais nas Laranjeiras.
Na Série B, o Vasco não foge à regra dos coirmãos. Vem aos trancos e barrancos à procura de um lugar de destaque no campeonato e sua torcida já perdeu a paciência com os jogadores, o técnico Zé Ricardo e os dirigentes do clube.