O Flamengo não tomou conhecimento do Corinthians, neste domingo, e bateu o adversário por 3 a 1, na Neo Química Arena, pela 14ª rodada do Brasileirão-2021. Com gols de Everton Ribeiro, Gustavo Henrique e Bruno Henrique foi construída a sétima vitória rubro-negra consecutiva na temporada. Já o Timão, que marcou com Vitinho, completou seu 4º jogo seguido sem vencer em casa.
TABELA
Massacre rubro-negro no primeiro tempo; corintianos fogem do pior
Como era de se esperar a primeira etapa começou com o Flamengo impondo seu jogo, enquanto o Corinthians se segurava como podia. Mas essa contenção durou pouco, até vacilo na saída de bola com Cantillo, quando Willian Arão roubou de Roni e entregou para Everton Ribeiro arriscar chute de fora da área, sem chance para Cássio. Placar aberto pelo Fla aos seis minutos de partida.
O Timão seguia insistindo nos erros de saída de bola e apresentava falhas de marcação. Já o Rubro-Negro, que não tem nada a ver com isso, dominou completamente o duelo. Antes de ampliar o marcado, os cariocas tiveram duas chances com Bruno Henrique: uma defendida por Cássio e outra que acertou o travessão. Do outro lado, Gustavo Mosquito tentava mudar alguma coisa.
Com essa pressão, já era para estar um placar mais elástico e aí o Flamengo tratou de traduzir a superioridade em gols. Primeiro com Gustavo Henrique, que completou escanteio batido por Arrascaeta, aos 39 minutos. Depois foi a vez de Bruno Henrique, aos 43, cabecear para o gol aproveitando cruzamento de Gabigol na medida. O 3 a 0 era um placar justo, mas ainda "pequeno".
Ritmo da partida cai e Corinthians consegue gol de honra
Na volta do intervalo, Sylvinho resolveu mudar: saíram Roni e Gabriel, e entraram Xavier e Vitinho, mas a verdade é que pouco foi alterado, uma vez que os problemas seguiram os mesmos, ou até pioraram, com um meio-campo mais frágil. Na primeira chegada do Flamengo, Everton Ribeiro tabelou com Arrascaeta pela direita e cruzou rasteiro para Bruno Henrique, sem goleiro, furar e tocar a mão na bola antes de fazer o gol, que acabou anulado pelo VAR.
O Flamengo acabou diminuindo o ritmo de jogo e pouco passou a ameaçar a defesa corintiana que, por sua vez, não conseguia dar prosseguimento às jogadas de ataque, parecendo satisfeito em levar apenas 3 a 0. Com essa queda, Renato Gaúcho mexeu no time com três mudanças: saíram Arrascaeta, Everton Ribeiro e Bruno Henrique, e entraram Michael, Pedro e Vitinho.
Em um raro contra-ataque, o Timão conseguiu boa chegada na frente quando Mosquito (sempre ele) cruzou para Marquinhos, que dividiu com Vitinho e não pôde finalizar. A bola sobrou para Jô, que de primeira, chutou por cima. O ritmo da partida caiu muito e caminhando para apito final, Vitinho pegou rebote do escanteio e bateu de primeira. A bola desviou em Léo Pereira e entrou, marcando o gol de honra do Alvinegro aos 43 de minutos do segundo tempo. Nos acréscimos, Mateus Vital quase surpreendeu acertando o travessão.
E agora?
Com o resultado, o Flamengo vai a 24 pontos e sobe para a quinta posição na tabela do Brasileirão-2021. Na próxima quinta-feira, fora de casa, enfrenta o ABC, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Já o Corinthians fica com 17 pontos e cai para o 11º lugar. No próximo domingo o Timão vai até a Vila Belmiro para pegar o Santos pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 3 FLAMENGO
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Data-Hora: 1/8/2021 - 16h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Público/renda: Portões Fechados
Cartões amarelos: Roni (COR) Arrascaeta (FLA)
Cartões vermelhos: -
Gols: Everton Ribeiro (6'/1ºT) (0-1), Gustavo Henrique (39'/1ºT) (0-2), Bruno Henrique (43'/1ºT) (0-3) e Vitinho (43'/2ºT) (1-3)
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Cantillo (Araos, aos 11'/2ºT), Gabriel (Vitinho, no intervalo) e Roni (Xavier, no intervalo); Gustavo Mosquito (Mateus Vital, aos 40'/2ºT), Adson (Marquinhos, aos 25'/2ºT) e Jô. Técnico: Sylvinho.
FLAMENGO: Diego Alves; Isla (Matheuzinho, aos 35'/2ºT), Gustavo Henrique (Bruno Viana, aos 35'/2ºT), Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Diego, Everton Ribeiro (Pedro, aos 28'/2ºT) e Arrascaeta (Michael, aos 28'/2ºT); Bruno Henrique (Vitinho, aos 28'/2ºT) e Gabriel. Técnico: Renato Gaúcho.