Em condições normais, o Flamengo seria o grande favorito ao título do Carioca. Tem o melhor elenco do Brasil. Mas como vai priorizar a disputa do Mundial de Clubes, que será realizado em fevereiro, no Marrocos, o campeonato caseiro vai ficar em segundo plano.
Isso abre espaço para o Fluminense, que tem entrado em campo com seus titulares e já venceu os seus dois primeiros jogos – contra Resende e Nova Iguaçu, este na noite dessa terça (17), no Maracanã. O time soma seis pontos tal qual o Flamengo.
Enquanto isso, Vasco e Botafogo utilizam equipes alternativas para o Carioca e perdem força na briga pelo topo da tabela.
Há outro aspecto que deixa o Fluminense como único time capaz de superar o Flamengo na competição. No Brasileiro de 2022, o Tricolor terminou na frente do rival, em que pese o grupo cheio de estrela do Rubro-Negro – ficou em terceiro, com 70 pontos; o Fla chegou em quinto, com 62.
Sob o comando de Fernando Diniz, o Fluminense desfruta de padrão de jogo e de uma equipe qualificada tecnicamente, com destaque para Paulo Henrique Ganso, Gérman Cano, Keno, André e o goleiro Fabio.