O Projeto Esporte na Cidade Ano XIII, realizado pela De Peito Aberto, promoveu neste mês um evento no estádio Independência, em Belo Horizonte, para marcar a continuidade da iniciativa, que atua na Arena desde 2019, com a entrega de uniformes completos - incluindo camisa, short, meião e chuteira - para as meninas do futebol feminino. Além disso, as alunas que seguiram no Esporte na Cidade receberam certificados, reafirmando a importância do esporte como ferramenta de formação e transformação social.
Entre os destaques do evento, teve a inspiradora participação da goleira Karol Araújo. Ao lado de sua mãe, Lady Laura, Karol compartilhou sua trajetória de superação e os desafios enfrentados no esporte, destacando o papel do apoio familiar na busca por seus sonhos. "Espero que cada uma dessas meninas acredite no seu potencial, assim como eu acreditei no meu. O esporte transforma vidas!", afirmou a ex-aluna do projeto.
Com foco no fortalecimento do esporte feminino, o núcleo do Esporte na Cidade, na Arena Independência, atende gratuitamente 100 meninas, proporcionando uniformes, treinamentos de qualidade com profissional de educação física e acompanhamento pedagógico. Mais do que formar atletas, o projeto busca desenvolver cidadãs, incentivando valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito.
Em Belo Horizonte, o Esporte na Cidade é realizado pela De Peito Aberto, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da Livelo, e apoio da Arena Independência, que recebe as meninas para aulas gratuitas de futebol feminino, duas vezes por semana.
A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.
Com mais de 18 anos de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 60 mil crianças e adolescentes. Esporte na Cidade, Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Educa Skate, Educa Fut e Esporte na Cidade Norte Nordeste são alguns dos projetos realizados pela instituição via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio de parceiros privados, entre eles Vallourec, Pirelli, Ferbasa, Iveco, Grupo CNH, White Martins, MRN e Vale, entre outros.
A DPA possui também conhecimento em projetos com verba direta. É o caso do Trilhando Caminhos, que beneficia crianças, jovens e adultos no município de Barcarena, no Pará. A iniciativa conta com aporte da Hydro.