Conhecido por sua irreverência, o repórter Gilson Ricardo surpreendeu os ouvintes da Rádio Tupi, durante o jogo Flamengo x Athletico-PR, nesse domingo, no Maracanã. Ao ser chamado pelo locutor José Carlos Araújo, o Garotinho, para falar de um lance em que Everton Ribeiro obrigou o goleiro adversário a fazer ótima defesa, Gilson se dirigiu a Vitinho, que já havia saído do time.
“Oh Vitinho, você que está agora aí no banco, viu como é que é, seu merda, é isso!”
Escalado como titular, Vitinho teve atuação apagada no primeiro tempo e foi substituído no intervalo por Everton Ribeiro, que comandou a vitória do Flamengo por 3 a 1.
José Carlos Araújo, locutor que mantém a dinâmica da narração o tempo todo, não perdeu a pose, mas reconheceu no ar que o repórter havia apelado. Na manhã desta segunda, em contato com o Terra, Garotinho disse enfaticamente que Gilson Ricardo não quis ofender o jogador.
“Quem conhece o Gilson sabe o quanto ele é rubro-negro. Mais que isso: é pura emoção. Pelo Flamengo, ele é capaz de tudo, e, naquele momento, baixou o espírito do torcedor. Revoltado com a atuação infeliz do Vitinho, soltou o verbo ... Tenho certeza que não o fez por mal, mas, repito, por pura paixão de torcedor.”
Horas após a partida, o áudio com a fala de Gilson Ricardo viralizou na Internet, com muitas críticas pesadas ao profissional da emissora e também com outras tantas de apoio às suas declarações.
Em nota, o Flamengo fez um protesto formal, exigindo uma retratação do radialista e da emissora. “A postura não condiz com a de um profissional experiente, com tantos anos de mercado. Como comunicador, deveria saber diferenciar crítica construtiva de xingamentos covardes. O Clube aguarda uma retratação de Gilson Ricardo e da Rádio Tupi.”
Por meio de seu perfil numa rede social,
Vitinho também lamentou o episódio e pediu respeito. “As críticas fazem parte da vida do profissional e aprendi a conviver com elas. Principalmente no futebol, setor em que a paixão, muitas vezes, prevalece sobre o equilíbrio e o bom senso ... Reconheço que não estou no meu melhor momento ... Vou seguir trabalhando forte, de cabeça em pé, com a minha fé em Deus, como sempre fiz e, principalmente, sem pisar ou desmerecer ninguém! Que o respeito prevaleça!"
Colegas do radialista, ouvidos pelo Terra, disseram que ele adotou ultimamente o hábito, em tom de brincadeira, de chamar os mais próximos com o termo direcionado a Vitinho e que, portanto, não teria tido a intenção de macular a imagem do atacante do Flamengo.