Em partida válida pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20, o Goiás enfrenta o Flamengo, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), nesta quarta-feira (23), às 17h30. O Esmeraldino venceu a primeira parte da decisão por 4 a 2, com gols de Lucas, Halerrandrio (2) e Moroni. Com o resultado do primeiro jogo, a equipe goiana pode perder até por um gol de diferença que ainda assim assegura a classificação.
Neste ano, os clubes já haviam se enfrentado pelo Brasileirão sub-20 e o Goiás também saiu vitorioso por 2 a 1. O confronto aconteceu em abril, no Estádio Hailé Pinheiro, e os gols do Esmeraldino foram marcados por Halerrandrio e Xavier. Na ocasião, o resultado marcou ainda o fim de uma invencibilidade de oito meses e meio do Flamengo na categoria.
"Os resultados positivos das categorias de base do Goiás em 2024 podem ser atribuídos a uma combinação de fatores essenciais. Em primeiro lugar, a presença de profissionais altamente competentes em todas as comissões técnicas é fundamental. Esses profissionais proporcionam aos atletas um conhecimento abrangente em aspectos técnicos, táticos e físicos, permitindo um desenvolvimento completo. Além disso, o clube conta com um corpo multidisciplinar que oferece suporte extra-campo, garantindo que os atletas recebam assistência integral. A infraestrutura qualificada do alojamento também contribui significativamente para o bem-estar dos jogadores. Por fim, temos ainda o comprometimento dos atletas, que incorporam o DNA do clube e estão dispostos a se sacrificar para alcançar o objetivo final", analisa Eduardo Pinheiro, gerente das categorias de base do Goiás.
E esse bom trabalho tem rendido frutos até mesmo para a Seleção Brasileira Sub-20, que convocou Larson, meio-campista da equipe goiana, para a preparação do Sul-Americano. O jovem atleta foi peça chave no título do Goianão Sub-20 na última temporada e, neste ano, foi um dos capitães e grandes destaques da campanha histórica no Brasileirão Sub-20, contribuindo com quatro gols e uma assistência.
"A convocação de um atleta para a Seleção Brasileira, como é o caso de Larson, representa uma conquista de grande importância. Esse feito não é apenas um reconhecimento do talento individual do jogador, mas também uma celebração do trabalho árduo e dedicado de todos os funcionários e jogadores que contribuíram para o seu desenvolvimento. É a coroação de um esforço coletivo e sério realizado por toda a equipe do clube, destacando a excelência do trabalho desenvolvido no Goiás", acrescenta Eduardo Pinheiro.
Em relação ao confronto decisivo contra o Flamengo, o gestor da base do Goiás pondera que a disputa está em aberto e que os jogadores esmeraldinos sabem da importância de "manter os pés no chão" para repetir outra boa atuação diante dos rubro-negros.
"Os atletas do Goiás estão plenamente conscientes de que a disputa contra o Flamengo é composta por 200 minutos de jogo. Com 100 minutos já jogados e uma vantagem de dois gols, a equipe entende que o resultado ainda não garante a vitória final. Todos estão focados em realizar uma excelente performance em Volta Redonda, mantendo a mentalidade de jogar para vencer", finaliza Pinheiro.