O Arsenal levou a melhor no clássico do Norte de Londres e venceu o Tottenham de virada por 2 a 1, no Estádio Emirates, em duelo válido pela Premier League. Son marcou um belo gol e abriu o placar para os visitantes. No entanto, os Gunners empataram com um gol contra de Solanke. A virada veio no final da etapa inicial com Trossard.
Confira como foi o clássico abaixo:
Primeiro tempo
Precisando vencer para se aproximar do Liverpool no topo da tabela, o Arsenal dominou o começo da partida e pressionava seu maior rival a partir de bolas paradas, cruzamentos e jogadas rápidas pelos extremos do campo. Em sua melhor oportunidade, Havertz recebeu na área e bateu, mas Gray tirou em cima da linha.
Após os minutos de pressão inicial, o Tottenham saiu e assustou em seus primeiros dois ataques na partida. Primeiro, Spence arrancou pelo lado esquerdo e cruzou de trivela para Solanke, mas Gabriel Magalhães se antecipou e mandou para escanteio. Na sequência, após a cobrança, Dragusin ajeitou de cabeça para Kulusevski limpar a marcação e obrigar Raya a fazer sua primeira defesa na partida.
Em outra cobrança de escanteio, os Spurs abriram o placar. Aos 24′, a defesa do Arsenal afastou uma cobrança de escanteio e a bola sobrou com Son na entrada. O camisa 7 e capitão arriscou de primeira para abrir o placar no Emirates: 1 a 0 Tottenham.
Após sair atrás do placar, os Gunners continuaram pressionando e consequentemente chegaram ao empate a partir de uma jogada de bola parada. Aos 39′, Declan Rice cobrou escanteio, a bola passou por todo mundo e Gabriel Magalhães apareceu na segunda trave para cabecear. A bola ainda tocou em Solanke e foi para o fundo das redes: 1 a 1.
Quatro minutos depois, o Arsenal virou a partida em uma jogada rápida. Aos 43′, Thomas Partey desarmou Bissouma no meio de campo, ele tocou para Odegaard, que acionou Trossard no lado esquerdo. O belga invadiu a área e bateu rasteiro para vencer Kinsky e virar a partida: 2 a 1 Arsenal.
Segundo tempo
Apesar de o Tottenham ter pressionado mais na volta para a segunda etapa, o Arsenal foi mais perigoso e passou perto de ampliar. Em suas melhores oportunidades, Havertz cabeceou para fora depois de cobrança de escanteio e, em outra, obrigou Kinsky a fazer uma defesa.
Com o passar do tempo, os Gunners tinham mais a posse de bola e estavam mais confortáveis dentro da partida. A equipe de Mikel Arteta conseguia chegar com mais facilidade ao campo e Havertz passou perto de marcar o terceiro, mas parou na defesa de Kinsky.
Por outro lado, as substituições feitas por Ange Postecoglou durante o intervalo não surtiram efeito e sua equipe não conseguiu levar muito perigo à meta defendida por Raya. Os Spurs até rondavam a área, mas não conseguiram levar perigo e consequentemente chegar ao empate.
Com a vitória no clássico, o Arsenal vai para a terceira posição, tendo 43 pontos, quatro a menos do que o líder Liverpool. Por outro lado, o Tottenham continua na parte de baixo da tabela, tendo apenas 24 pontos e estando na 13ª posição.