Atlético de Madrid vira sobre o Barcelona e assume a liderança da La Liga

Equipe de Simeone aproveitou as poucas chances criadas para virar a partida

21 dez 2024 - 19h22
(atualizado às 19h22)
Equipe de Simeone aproveitou as poucas chances criadas para virar a partida
Equipe de Simeone aproveitou as poucas chances criadas para virar a partida
Foto: Esporte News Mundo

O Atlético de Madrid derrotou o Barcelona de virada por 2 a 1 neste sábado (21), no Estádio Olímpico Lluís Companys, pela rodada 19 da La Liga. Com o resultado, o Atleti ultrapassou o Barcelona na tabela e assumiu a liderança da competição. A equipe de Hansi Flick dominou o jogo, mas desperdiçou muitas chances. O Atleti conseguiu empatar na primeira oportunidade com De Paul e Sorloth virou no fim. O goleiro Oblak foi o destaque da partida com defesas difíceis.

PRIMEIRO TEMPO

No duelo entre líder e vice-líder, o Barcelona mostrou muita superioridade na primeira etapa, ainda que esta diferença não tenha se refletido no placar. O início da partida foi de muita pressão da equipe. Nos primeiros 5 minutos, Raphinha teve duas oportunidades de perigo dentro da área adversária. O Atleti, por outro lado, não conseguia chegar ao campo de ataque. A partir dos 15 minutos, os visitantes conseguiram abafar o ímpeto ofensivo dos culés e deixaram a partida mais equilibrada, focada no meio-campo.

Publicidade

O Barça voltou a ameaçar o gol de Oblak aos 24 minutos, em jogada ensaiada de escanteio, quando Raphinha cruzou e Gavi cabeceou rente à trave direita. Cinco minutos depois, o melhor ataque da La Liga conseguiu furar a melhor defesa. Pedri tabelou com Gavi, invadiu a área e chutou no canto direito para abrir o placar no Olímpico. Atrás no placar, o time de Simeone lançou-se ao ataque, mas a defesa dos mandantes impediu que construíssem qualquer chance de perigo.

SEGUNDO TEMPO

O ataque do Barcelona voltou ligado do intervalo. Faltou, entretanto, efetividade, visto que empilharam chances perdidas. A melhor destas chances foi aos 7 minutos. Raphinha recebeu um belo lançamento de Pedri, tentou encobrir Oblak e a bola bateu caprichosamente no travessão. Três minutos depois, a falta de eficiência puniu. Julián Alvarez avançou pela ponta esquerda, cruzou, Casadó afastou mal e De Paul aproveitou para chutar rasteiro no canto direito e empatar a partida com o primeiro chute à gol do Atleti em todo o jogo.

Os mandantes seguiram com o domínio da partida, mas não conseguiam repetir a agressividade da primeira etapa. Começou, então, um festival de chances perdidas para os dois lados. Aos 30 minutos, Raphinha cruzou, Ferran Torres escorou e Lewandowski furou a bola em frente ao gol. Um minuto depois, Julián Alvarez deixou Pablo Barrios cara a cara com Iñaki Peña e meia chutou em cima do goleiro. Na reta final, Oblak brilhou ao defender dois chutes à queima-roupa de Raphinha e Pedri.

No último lance do jogo, aos 51 minutos, o Barcelona perdeu a bola no ataque, De Paul disparou pela direita e passou em profundidade para Molina, que cruzou para Sorloth finalizar de primeira no ângulo esquerdo e virar a partida. Foi o gol da vitória e da liderança.

Publicidade

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

O Barcelona só volta a campo no ano que vem, no dia 4 de janeiro (sábado), quando enfrentará o Barbastro fora de casa, pela segunda fase da Copa del Rey.

O Atlético de Madrid, novo líder da La Liga, visitará o Marbella no dia 4, também pela Copa del Rey.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se