Um dos grandes ídolos do futebol turco hoje é obrigado a viver longe do país. Autor do gol mais rápido da história das Copas do Mundo e maior artilheiro de sua seleção, Hakan Sukur, de 52 anos, atualmente é exilado nos Estados Unidos e ganha a vida como youtuber e motorista de aplicativo em Palo Alto, na Califórnia.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A mudança definitiva do ex-atacante aconteceu em 2015, mas a história começou alguns anos antes. Em 2011, ele entrou para a política ao ser eleito deputado pelo partido do atual presidente, Recep Erdogan.
Dois anos depois, em 2013, escândalos de corrupção vieram à tona no partido, e Sukur renunciou ao cargo, quando as retaliações começaram. Pouco depois, em 2015, o ex-atacante viu o pai ser preso e precisou deixar a Turquia por pressão política.
Já nos Estados Unidos, em 2016, foi acusado de associação com grupo terrorista e de participação em tentativa de golpe de Estado, e teve ordem de prisão decretada pela Justiça da Turquia.
Em seu canal no Youtube, Sukur tem cerca de 140 mil seguidores. Por lá, ele comenta sobre temas ligados ao futebol e política. No início da sua vida norte-americana, o ex-jogador chegou a abrir uma cafeteria, mas fechou depois de se sentir ameaçado.
O ex-atacante deixou os gramados em 2008. Ele acumula passagens por equipes como Galatasaray, Inter de Milão, Parma e Torino. Pela seleção da Turquia, registrou 51 gols. O mais marcante destes foi marcado aos 11 segundos da vitória sobre a Coreia do Sul na disputa pelo terceiro lugar na Copa do Mundo de 2002.