O Manchester United foi derrotado por 2 a 0 pelo Newcastle na tarde desta segunda-feira (30), em Old Trafford, pela rodada 19 da Premier League. Com um início de jogo desastroso e um gol relâmpago, a equipe de Ruben Amorim chegou à quarta derrota seguida e ocupa atualmente a décima quarta posição na tabela.
PRIMEIRO TEMPO
Sem enrolação, o Newcastle abriu o placar no primeiro lance de ataque. Aos 3 minutos, Lewis Hall recebeu lançamento de Bruno Guimarães na ponta esquerda e cruzou, a bola desviou em Mazraoui e chegou perfeita para Isak cabecear no canto direito e fazer 1 a 0. Mesmo após o gol, os visitantes seguiram com uma pressão forte em cima do United. Os Red Devils mal conseguiam chegar ao campo de ataque.
Aos 16 minutos, Bruno Guimarães lançou Isak em velocidade, o centroavante invadiu a área, tentou cavar e entregou nas mãos de Onana. Apesar de ter sido uma grande chance perdida, o lance não fez falta. Dois minutos depois, veio um filme quase repetido: Gordon fez grande jogada pela esquerda, limpou a marcação e cruzou para a área na cabeça de Joelinton, que mandou no canto esquerdo para ampliar a vantagem.
O Newcastle quase fez o terceiro gol ainda no primeiro tempo. Aos 29 minutos, Isak marcou um golaço no ângulo depois de um bate-rebate na área, mas foi assinalada a posição de impedimento do atacante. No lance seguinte, em troca de passes rápida, Tonali invadiu a área e carimbou a trave esquerda. Já na reta final, o United perdeu duas chances claras para diminuir a diferença no placar com Højlund e Casemiro, ambas cara a cara com o goleiro Dubravka.
SEGUNDO TEMPO
Os mandantes voltaram mais combativos do intervalo. A equipe passou a dominar a posse de bola e conseguiu efetuar muitas interceptações no campo de ataque. Essa postura, entretanto, não resultou em grandes chances. A melhor chance de empate veio aos 58 minutos, quando Dalot cruzou e Maguire mandou de cabeça na trave. De Ligt ainda teve chance de marcar no rebote, mas Hall apareceu para bloquear o chute.
O resto da partida foi de muita desorganização tática do United, que abusou de cruzamentos. A única chance de gol construída na reta final foi em um escanteio, que resultou em um cabeceio de Leny Yoro que tirou tinta da trave. O Newcastle, por sua vez, tentou esfriar o jogo na segunda etapa, e não chegou nem perto do nível de atuação apresentado no início da partida. Foi o suficiente, porém, para segurar o resultado e garantir a quinta vitória seguida dos comandados de Eddie Howe.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
O United volta a campo no próximo domingo(5), quando visitará o Liverpool, atual líder isolado da Premier League, em Anfield, pela rodada 20 da competição.
O Newcastle, atual quinto colocado, jogará fora de casa contra o Tottenham, no próximo sábado (4), pela rodada 20.