Portugal vence, França perde, e Bélgica garante vaga na Copa

Belgas fizeram 2 a 1 na Grécia

3 set 2017 - 17h48
(atualizado às 18h35)

Portugal segue na caça à Suíça no Grupo B das Eliminatórias. Fora de casa, os lusos venceram a Hungria por 1 a 0, gol de André Silva, e se mantêm na cola dos rivais na briga por uma vaga direta na Copa do Mundo.

Jogadores comemoram gol de André Silva (Foto: Attila Kisbedenek / AFP)
Jogadores comemoram gol de André Silva (Foto: Attila Kisbedenek / AFP)
Foto: Lance!

Nos outros jogos da rodada da chave, a Suíça não teve problemas para despachar a lanterna Letônia por 3 a 0, fora de casa. Já Ilhas Faroe fez 1 a 0 em Andorra.

Publicidade

Com os resultados, a Suíça chega a 24 pontos e mantém os 100% de aproveitamento nas Eliminatórias. Portugal tem 21, deixando a Hungria em terceiro, com 10, mas já sem chances de classificação. Ilhas Faroe (8), Andorra (4) e Letônia (3) completam a chave

Fora de casa, Portugal chamou o jogo e controlou a posse de bola durante praticamente toda a partida. Apesar do bom volume em campo, os lusos não encontravam muitos espaços para furar a defesa da Hungria. Tanto que Cristiano Ronaldo teve que sair da área e tentar de longe, para boa defesa de Gulácsi. O camisa 7 teve outro bom momento, cabeceando para fora.

A partida seguia truncada. A Hungria se defendia bem, com um ferrolho à frente da área. Vez por outra, os anfitriões chegavam ao ataque, mas sem muito perigo ao gol de Rui Patrício. Aos 30 minutos, Priskin acertou cotovelada em Pepe e foi expulso.

Os húngaros conseguiram segurar o resultado no primeiro tempo, mas com um a mais, Portugal foi para cima na segunda etapa. Logo aos três minutos, Cristiano Ronaldo foi ao fundo e cruzou para André Silva subir mais que a defesa para estufar a rede. No lance seguinte, a defesa portuguesa quase entregou, mas Patkai mandou para fora.

Publicidade

Portugal controlou o jogo na reta final da partida com um a mais e passou a tocar a bola esperando o apito final do árbitro. A Hungria também não tinha forças para chegar com perigo no ataque, o que favoreceu aos visitantes saírem com a vitória.

Já a Suíça não teve problemas para despachar a Letônia. Fora de casa, a equipe venceu por 3 a 0, com gols de Seferovic, Dzemaili e Ricardo Rodríguez.

BÉLGICA SE GARANTE NA COPA DO MUNDO

A Bélgica é a primeira seleção da Europa a se classificar para a Copa do Mundo via Eliminatórias. Neste domingo, a seleção bateu a Grécia, em Pireu, por 2 a 1. Vertonghen e Lukaku marcaram, com Zeca descontando para os gregos.

Agora, a Bélgica chega a 22 pontos no Grupo G e não pode mais ser alcançada pelos rivais nas Eliminatórias. A Bósnia chegou a 14, deixando a Grécia em terceiro, com 13. Chipre (10), Estônia (8) e Gibraltar (0) fecham o grupo.

Publicidade

A Bélgica teve problemas para fazer valer o nome de 'geração de ouro' contra a Grécia, tanto que os gols saíram apenas no segundo tempo. Os anfitriões marcavam bem e preenchiam os espaços, obrigando os belgas a tentar chutes de longe. Desta forma, Vertonghen abriu o placar com uma finalização de fora da área, já aos 25 do segundo tempo.

Os gregos não estavam mortos e empataram logo em seguida. Zeca aproveitou cruzamento da esquerda e finalizou com precisão, sem chances para Courtois. Mas a torcida teve pouco tempo para comemorar. Lukaku, como autêntico centroavante, escorou de cabeça bola levantada da direita.

Em outro jogo da rodada pelo Grupo G, a Bósnia fez 4 a 0 em Gibraltar, longe de seus domínios, e assumiu a segunda colocação da chave. Dzeko fez dois gols, com Kodro e Lulic ampliando o marcador.

FRANÇA TROPEÇA EM CASA

A França tropeçou feio em casa e pode se complicar na busca por uma vaga direta na Copa do Mundo. Em Toulouse, os gauleses ficaram no 0 a 0 com a fraca seleção de Luxemburgo, após perderem um caminhão de gols.

Publicidade

O empate quebrou um longo jejum entre as duas seleções. Desde 1914 que a França só vencia Luxemburgo em duelos entre os países.

O resultado mantém a França na liderança, com 17 pontos, um a mais que a Suécia. A Holanda vem em terceiro, com 13, seguida da Bulgária. Luxemburgo (5) e Bielorrússia (5) fecham a chave.

O técnico Didier Deschamps colocou Mbappé como titular ao lado de Giroud e Griezmann. A seleção tinha uma vocação para lá de ofensiva, mas esbarrou na má pontaria de seus atacantes.

A primeira grande chance desperdiçada foi com Griezmann, que perdeu gol feito após jogada de Mbappé pela esquerda. O atacante do Atlético de Madrid mandou nas nuvens. O camisa 7 teve outra bou oportunidade em seguida, mas o goleiro Joubert pegou.

Os franceses seguiam perdendo uma oportunidade atrás da outra. Griezmann acertou a trave de Luxemburgo em cobrança de falta.

No segundo tempo, a seleção de Luxemburgo se manteve atrás, dando todo o campo para a França. Mas não era dia dos anfitriões. Inúmeras chances foram desperdiçadas na etapa final. Joubert tornou-se o grande nome da partida, parando o ataque francês. E, em contra-ataque, quase que os visitantes marcaram, mas Gerson Rodrigues acertou a trave de Lloris.

Publicidade

Para se ter uma ideia, a França teve mais de 74% de posse de bola e deu 31 chutes, contra apenas três de Luxemburgo durante todo o jogo. Apesar disso, ninguém conseguiu tirar o zero do placar. Festa para os visitantes, que comemoraram como se tivessem conquistado uma vaga na Copa do Mundo.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se