La Liga solicita prisão de torcedores após campanha para insultar Vini Jr. no clássico em Madri

Ação incentiva atos racistas no estádio e pede que torcida use máscaras que dificultem a identificação nas arquibancadas

28 set 2024 - 11h36
(atualizado às 12h32)
Caso de racismo contra Vini Jr é arquivado (Photo by FAYEZ NURELDINE/AFP via Getty Images)
Caso de racismo contra Vini Jr é arquivado (Photo by FAYEZ NURELDINE/AFP via Getty Images)
Foto: Getty Images

A La Liga, organizadora do Campeonato Espanhol, anunciou neste sábado, 28, que fará uma denúncia formal à Justiça da Espanha contra os torcedores que criaram uma campanha para insultar o atacante Vinicius Jr. A ação incentiva atos racistas contra o brasileiro durante o clássico entre Atlético de Madrid e Real Madrid, que acontece no domingo.

A partida acontecerá no Estádio Metropolitano, casa do Atlético, e gerou uma movimentação de parte da torcida mandante para que Vini se tornasse alvo de insultos raciais durante o jogo. Nas redes sociais, torcedores anunciaram que usariam máscaras dentro da arena para dificultar a identificação da polícia na investigação dos gritos racistas e gestos obscenos.

Publicidade

Em nota oficial, a La Liga afirma que solicitará a detenção imediata dos autores da "campanha de ódio", como define a liga, contra o jogar do Real. O documento destaca que as ações se enquadram como incitação ao ódio, crime tipificado no artigo 510 do Código Penal espanhol.

"A La Liga condena energicamente essas ações que fomentam, promovem e incitam, direta ou indiretamente, o ódio contra uma pessoa determinada, neste caso o jogador Vinicius Jr, por conta de sua raça (...) A La Liga não tolerará em nenhuma circunstância esse tipo de comportamento. Esses atos não só prejudicam a imagem do esporte e do país, como também representam uma ameaça direta à integridade e ao bem-estar de todos os torcedores", destaca a nota.

Os torcedores racistas chegaram a compartilhar como hashtag nas redes sociais escrito #MetropolitanoConMascarilla, que na tradução para o português significa "Metropolitano Com Máscaras". O objetivo é não dar brecha para possíveis leituras labiais feitas pelas autoridades policiais e da Justiça, o que já levou alguns torcedores à prisão desde o começo do ano.

Ainda no texto, a organização da liga ressalta que o comportamento não pertence à maioria dos torcedores. No comunicado, a La Liga afirma que muitos torcedores colaboram na identificação dos autores de crimes de ódio, como aconteceu no caso dos três torcedores do Valencia, presos por insultos racistas contra Vini Jr. na última temporada.

Publicidade

A partida da 8ª rodada do Campeonato Espanhol está marcada para começar às 16h deste domingo (horário de Brasília). O Real é o vice-líder com 17 pontos e o Atlético vem logo atrás com 15.

Veja na íntegra a nota oficial emitida pela La Liga

A La Liga informa que denunciará formalmente e solicitará a detenção imediata dos instigadores de uma campanha de ódio que busca promover atos racistas e vexatórios no próximo jogo entre Atlético de Madrid e Real Madrid, programado para o dia 29 de setembro de 2024, às 16:00h (de Brasília).

A referida campanha constitui um crime de incitação ao ódio, claramente tipificado no Código Penal. A La Liga condena energicamente essas ações que fomentam, promovem e incitam, direta ou indiretamente, o ódio contra uma pessoa determinada, neste caso o jogador Vinicius Jr, por conta de sua raça, com a concorrência, ainda, das circunstâncias agravantes dos parágrafos 3 e 4 do art. 510 do Código Penal, "por resultar os fatos aptos a alterar a paz pública".

A La Liga não tolerará em nenhuma circunstância esse tipo de comportamento. Esses atos não só prejudicam a imagem do esporte e do país, como também representam uma ameaça direta à integridade e ao bem-estar de todos os torcedores.

Publicidade

Além disso, desde a La Liga, queremos destacar o comportamento cívico e exemplar da grande maioria dos torcedores, que demonstraram um firme compromisso com os valores do esporte. Muitos deles colaboraram ativamente na identificação dos autores de crimes de ódio no passado, como foi o caso dos lamentáveis incidentes relacionados a gritos racistas. Graças à sua cooperação, pudemos tomar as medidas necessárias para erradicar esse tipo de comportamento e garantir um ambiente de respeito no futebol.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações