A final da Liga dos Campeões deste domingo pode ser a maior decisão da carreira de Neymar. O craque tem a chance de levar o PSG ao topo da Europa pela primeira vez, e ainda ser coroado melhor do mundo ao fim da temporada.
Frente ao desafio do título inédito, o brasileiro chega à decisão com bom retrospecto na carreira. Em 11 anos, Neymar disputou 23 finais e venceu 17 títulos - aproveitamento de 73,9%. Foram 30 jogos decisivos no geral, com 19 gols marcados.
Contando apenas a passagem de Neymar pelo futebol europeu, a partir de 2013, o camisa 10 soma 11 finais, com nove títulos e sete gols marcados.
O gol e a conquista mais marcante foram pela Champions. Na temporada 2014-2015, o brasileiro formou o trio MSN, ao lado de Messi e Suárez no Barcelona, e foi campeão europeu. Naquela edição, Neymar marcou em todos os sete jogos do mata-mata e fez o gol que fechou a contagem da vitória de 3 a 1 sobre a Juventus, na final.
Vestindo a camisa do PSG, foram quatro finais - todas locais, Copa da França, Supercopa da França e Copa da Liga Francesa - com três títulos e dois gols anotados.
Destaque em Lisboa
Desde que a Liga do Campeões foi retomada em Portugal, o camisa 10 conseguiu assumir a responsabilidade e ser a grande estrela do PSG. Apesar de ainda não ter balançado as redes em Lisboa, Neymar participou dos dois gols da virada sobre a Atalanta nas quartas de final, e foi o jogador mais participativo, com mais uma assistência, na vitória contra o RB Leipzig por 3 a 0.
Retrospecto de Neymar em finais
Geral
23 finais
30 jogos no total
17 títulos
19 gols
Na Europa:
11 finais
12 jogos no total
9 títulos
7 gols
Pelo PSG:
4 finais
4 jogos no total
3 títulos
2 gols
Na Liga dos Campeões:
1 final
1 jogo
1 título
1 gol