Após brilhar com dois golaços pela seleção de País de Gales contra a Áustria, pela repescagem das Eliminatórias para a Copa do Mundo, Gareth Bale publicou um texto criticando a imprensa espanhola, que não poupou críticas ao jogador, após polêmica envolvendo a sua apresentação em sua equipe nacional.
Gareth Bale foi para as redes sociais para criticar o que ele chamou de 'jornalismo calunioso, depreciativo e especulativo' do diário espanhol "Marca", que o apelidou de 'parasita' por jogar bem pelo País de Gales e não pelo Real Madrid.
O jogador afirmou que é 'um período onde as pessoas acabam com as próprias vidas devido à insensibilidade e à implacabilidade da comunicação social', e que pediu para que os autores deste tipo de artigos que sejam 'responsabilizados' por isso.
- Felizmente, desenvolvi resistência durante o meu período na vida pública, mas isso não significa que artigos como estes não causem danos e perturbem, pessoal e profissionalmente, aqueles que são alvo destas histórias maliciosas. Espero que, pela altura em que os nossos filhos estejam numa idade em que sejam capazes de absorver notícias, a ética e os padrões do jornalismo tenham sido impostos de forma mais rigorosa - postou Gareth.
Bale concluiu rebatendo o jornal espanhol, com a mesma palavra que lhe foi proferida:
- Quero usar esta plataforma para encorajar uma mudança na forma como falamos e criticamos, publicamente, as pessoas, simplesmente por não alcançarem expetativas irrealistas que lhes são projetadas. Todos sabemos quem é o verdadeiro parasita.
Não é de hoje que o galês vive uma relação controversa com o Real Madrid. Contudo, nos últimos dias, o atacante voltou a ser alvo de críticas da imprensa espanhola. Bale já esteve envolvido em polêmicas envolvendo golfe e a equipe nacional, deixando o clube em terceiro plano. O episódio ficou famoso pela faixa estendida pelo jogador com os dizeres: 'Gales. Golfe. Madrid. Nesta ordem'.
O estopim para a nova enxurrada de críticas foi a ausência do jogador no clássico contra o Barcelona, justificada por dores nas costas, onde o jogador posteriormente se apresentou à seleção galesa sem dores.
Por conta do episódio, o jornal 'Marca' estampou a foto do galês em sua capa da edição da última quarta-feira, com uma manchete irônica dizendo: 'Já não dói', onde Bale também foi chamado de 'parasita'.
Bale não tem sido muito utilizado por Carlo Ancelotti na temporada atual. Foram cinco jogos, sendo quatro deles como titular. O jogador chegou a ser relacionado para outros nove, mas sequer entrou em campo. Com o contrato já próximo do fim, o jogador não deve renovar e provavelmente vai deixar o clube.
Pela seleção galesa, Bale só volta em junho, com chance de fazer história e classificar o país para a sua primeira Copa do Mundo após 64 anos. Os galeses esperam o vencedor do duelo entre Escócia x Ucrânia, confronto postergado por conta do conflito bélico recente, para definir a vaga para o Mundial do Qatar.