O Fifa The Best e a Bola de Ouro elegeram o melhor jogador do mundo da última temporada. Os dois prêmios mais renomados do futebol, no entanto, seguiram caminhos distintos e apontaram, respectivamente, Vinícius Júnior, do Real Madrid, e Rodri, do Manchester City, como vencedores. A diferença não é por acaso: os critérios de votação são diferentes.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A votação desta terça-feira, 17, vencida pelo brasileiro, considerou a opinião de jornalistas, torcedores, capitães e técnicos das seleções. O peso do voto tem os mesmos 25% para cada um dos grupos, que somados alcançam o total.
Na votação, cada eleitor escolhe seu top 3, com o primeiro colocado recebendo cinco pontos, o segundo três e o terceiro um. O resultado se dá com a soma de todos os pontos. Em caso de empate, vence quem aparecer mais vezes na primeira colocação.
Com esses critérios, Vini marcou 48 pontos e levou a melhor com uma pequena vantagem de cinco para Rodri, que fez 43. Enquanto o craque do Real Madrid venceu entre torcedores e capitães, o volante do City se destacou entre técnicos e jornalistas. Jude Bellingham, do Real Madrid, ficou em terceiro com 37.
Já na Bola de Ouro a votação é diferente. O prêmio levou em conta a opinião de 99 jornalistas das 100 seleções melhores ranqueadas - a Síria não participou. Os integrantes do seleto grupo montaram listas com os que consideraram os 10 melhores jogadores da temporada.
Na lista dos jornalistas, a primeira colocação valia 15 pontos, com a sequência tendo peso, respectivamente, de 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1. Desta forma, Rodri levou a melhor com 1.170 pontos, contra 1.129 de Vinícius.