Espanha vence Croácia nos pênaltis e conquista título inédito da Uefa Nations League

Após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, espanhóis garantiram título após duas defesas do goleiro Unai Simón nas penalidades máximas

18 jun 2023 - 18h43
(atualizado às 18h52)
Carvajal garantiu o título da Uefa Nations League à Espanha
Carvajal garantiu o título da Uefa Nations League à Espanha
Foto: Lars Baron/Getty Images / Esporte News Mundo

O equilíbrio predominou e restou ao último fator de desempate para ser conhecido o campeão da Uefa Nations League 2022-23. Em jogo disputado na noite deste domingo (18), no Estádio Feijenoord, conhecido como de Kuip, em Roterdã, nos Países Baixos, a Espanha venceu a Croácia nos pênaltis por 5 a 4. Após a rede não ser balançada no tempo normal e na prorrogação, as penalidades máximas definiram os espanhóis como campeões da terceira edição do torneio de seleções europeias, graças a duas defesas do goleiro Unai Simón.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

Publicidade

Como esperado, o primeiro tempo foi bastante equilibrado. A Espanha adiantou sua marcação e teve maior posse de bola. Com isso, a força da Croácia demorou a ser vista. A primeira finalização foi de Gavi, aos 11 minutos, com muito perigo. Na metade final da primeira etapa, os croatas passaram a aumentar a presença no campo de ataque e equilibraram o confronto. Perišić era o principal nome de velocidade para acionar os atacantes. O meia tentou duas vezes de cabeça, e Unai Simón defendeu em ambas as tentativas.

O futebol bem jogado, com táticas e posturas semelhantes, novamente foi evidenciado na etapa complementar. Juranović teve boa chance ao ser acionado em cruzamento e receber livre, mas errou a finalização. Em resposta, Asensio e Rodri assustaram. O atacante cabeceou por cima, enquanto o volante chutou com força e a bola foi à direita do gol. As modificações feitas pelos dois treinadores foram mais benéficas para os espanhóis. Ansu Fati teve grande chance ao receber de Nacho na marca do pênalti, mas Perišić bloqueou o chute praticamente em cima da linha.

Na prorrogação, tanto Espanha como Croácia alternaram em finalizações. Dani Olmo teve espaço para aproveitar sobra após corte de Erlić, mas mandou por cima do gol. Lovro Majer foi acionado na cara do gol, mas Nacho travou, além de Brozović ter arriscado e Unai Simón, defendido. No segundo tempo, os hispânicos apresentaram um condicionamento físico melhor e pressionaram nos minutos finais, mas nada que exigisse grandes intervenções do goleiro Livaković.

Nos pênaltis, tudo rumava bem até a quarta cobrança, quando Majer bateu e Unai Simón defendeu. Laporte teve a chance na última cobrança da série de cinco penalidades, mas explodiu no travessão. Porém, Simón novamente interveio com providencial defesa na cobrança de Petković. Restou Daniel Carvajal cavar e garantir o primeiro título de La Roja em 11 anos.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações