Milhares de torcedores com bandeiras e camisas nas cores azul e grená do Barcelona e vermelho e dourado da Catalunha invadiram as ruas da cidade para comemorar o quinto título de Liga dos Campeões conquistado neste sábado, com vitória por 3 a 1 sobre a Juventus no Estádio Olímpico de Berlim.
"Ninguém esperava isso no início da temporada, mas os últimos meses foram espetaculares. É um sonho, nem consigo acreditar", vibrou o estudante Eduard Ocaña, 23 anos, que festejou a conquista da Tríplice Coroa (Champions, Copa do Rei e Campeonato Espanhol) no centro da capital catalã.
"Fico muito feliz por Xavi, que disputava sua última partida com o Barça e tinha que se despedir dessa forma", ressaltou Maria Rovira, 49 anos, acompanhada do marido e da filha, todos com a bandeira do Barça.
Praticamente desertas durante o jogo, as ruas da cidade foram tomadas por um mar azul e grená depois do apito final, ao som de buzinadas e rojões que explodiam por toda parte. O ponto de encontro era a fonte de Canaletes, no início das Ramblas, um dos cartões postais da cidade, onde a torcida costuma comemorar todos os títulos.
Na boca do povo, cantos para homenagear os ídolos Xavi e Messi e provocações ao arquirrival Real Madrid. "Eles conquistaram o décimo título da Champions no ano passado. Chegamos a cinco hoje, mas com Messi nesta forma, vamos alcançá-los em pouco tempo", empolgou-se, Martín Esteve, 21 anos, que usava a camisa 8 de Andrés Iniesta, eleito melhor jogador da partida.
O Barça era considerado favorito antes da partida, mas a torcida catalã chegou a roer as unhas quando Álvaro Morata, jogador formado no Real Madrid, empatou o jogo em 1 a 1 no segundo tempo. Os torcedores foram, então, à loucura quando Suárez e Neymar anotaram os gols que garantiram a vitória, depois de o croata Ivan Rakitic ter aberto o placar aos 3min.
"Eles nos fizeram sofrer um pouco. As equipes italianas são sempre difíceis de enfrentar. Tivemos várias chances de ganhar com tranquilidade, mas o goleiro Buffon jogou muito bem", lembrou o funcionário público Toni Martín, 62 anos, que também ostentava uma enorme bandeira do Barça.
Depois de uma noite de festa em Berlim, os jogadores voltam para Barcelona no domingo. Haverá uma grande celebração pelas ruas da cidade, que terminará no Camp Nou, o estádio do clube.