O árbitro de vídeo Villanueva, que recomendou a polêmica expulsão de Vini Jr na derrota do Real Madrid por 1 a 0 diante do Valencia, no último domingo (21), será demitido pela Federação Espanhola de Futebol (RFEF). De acordo com informações da imprensa espanhola, o responsável pelo VAR se junta a outros seis profissionais que também serão dispensados.
A comissão de arbitragem da RFEF não concordou com a atuação de Villanueva, principalmente, no lance que culminou na expulsão de Vini Jr após desentendimento do brasileiro com Hugo Duro.
Ao chamar o árbitro Ricardo de Burgos Bengoetxea para revisar o lance, o VAR exibiu apenas o trecho de vídeo onde Vini acerta o rosto do adversário. Ou seja, omitindo a parte em que o jogador do Valencia segurou o atacante do Real Madrid pelo pescoço, com um mata-leão. Após a expulsão, Vini Jr aplaudiu, de forma irônica, a decisão do árbitro da partida.
Dessa maneira, Villanueva fará seu último trabalho como VAR na partida entre Betis e Getafe na próxima quarta-feira (24), pela 36ª rodada do Campeonato Espanhol. Assim, o árbitro não participará mais de jogos depois disso.
Nesta reta final de temporada, o Real Madrid corre o risco de encerrar o Campeonato Espanhol na terceira posição. Isto porque, com a derrota para o Valencia na rodada passada, o rival Atlético de Madrid assumiu a vice-liderança isolada, com um ponto a mais em relação ao clube merengue. Faltando apenas mais três rodadas para o fiim da LaLiga, os dois principais clubes da capitão vão disputar a segunda posição.