Holanda bate Romênia e volta a disputar as quartas da Euro após 16 anos

Gakpo e Malen marcaram os gols que levaram a Holanda de volta as quartas da Euro após 16 anos

2 jul 2024 - 15h30
(atualizado às 15h30)
Gakpo e Malen.
Gakpo e Malen.
Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images / Esporte News Mundo

Na penúltima partida das oitavas de final da Eurocopa 2024, a Holanda venceu a Romênia por 3 a 0 nesta terça-feira, na Arena de Munique. Os gols holandeses foram marcados por Gakpo e Malen (duas vezes). O resultado marcou a volta da Laranja Mecânica às quartas de final da competição após 16 anos e agora irá esperar seu adversário que será definido mais tarde, no confronto entre Áustria e Turquia.

A primeira etapa começou com a Romênia pressionando a saída de bola holandesa, mas isso aconteceu apenas nos primeiros 10 minutos de jogo. Após isso, a seleção de Ronald Koeman passou a ter mais o controle da posse de bola e a ficar mais tempo no campo de ataque e explorou principalmente o lado direito com Dumfries. No estando, a jogada do gol saiu do lado oposto, o esquerdo. Gakpo recebeu, cortou para o meio e bateu no canto. Após isso, a Laranja Mecânica continuou pressionando, mas não conseguiu marcar o segundo gol.

Publicidade

A segunda etapa, por sua vez, foi totalmente dominada pelos holandeses que emplacaram diversas chances, mas não tiveram um bom aproveitamento na hora de concluir as jogadas. Os destaques da segunda etapa foram Gakpo e Malen, o camisa 18 entrou no segundo tempo no lugar de Bergwijn e marcou os gols que selaram a classificação da Laranja Mecânica. No primeiro, ele apareceu bem na área para finalizar a grande jogada de Gakpo. Já no segundo, arrancou em contra-ataque e bateu com calma para marcar o terceiro. 

PRIMEIRO TEMPO DISPUTADO

O jogo começou com a Holanda tendo mais a posse de bola e com a Romênia pressionando alto a saída de bola holandesa. A seleção treinada por Ronald Koeman criou a primeira chance do jogo. Com apenas cinco minutos, Xavi Simons arriscou de longe e Nita defendeu em um tempo só. Poucos minutos depois. A seleção romena respondeu em um chute de meia distância. Dennis Man recebeu na direita, levou para o meio e bateu, mas a bola passou por cima do gol de Verbruggen. 

Aos poucos a Holanda foi ficando mais tempo no campo de ataque e em sua segunda finalização no alvo no jogo abriu o placar. Gakpo recebeu na esquerda, entrou na área, levou para o meio e bateu forte no canto direito para colocar a Laranja Mecânica na frente. 1 a 0 Holanda.  

Publicidade

A seleção romena em um espaço de três minutos criou duas chances. Primeiro, Hagi arriscou de fora da área, mas mandou para fora. Alguns minutos depois, Dennis Man recebeu na área, mas mandou por cima do gol. 

Após o período de pressão romeno, a Holanda voltou a ficar mais em seu campo de ataque, neste período a seleção de Ronald Koeman criou diversas chances e explorava jogadas especialmente pelo lado direito com Dumfries. Aos 25, De Vrij quase ampliou após cobrança de escanteio. Depay cobrou escanteio, o zagueiro da Internazionale subiu sozinho e cabeceou perto do gol. Após isso, os holandeses permaneceram no campo de ataque e tentaram de todas as formas ampliar o marcador. 

Aos 42, a Laranja Mecânica teve a chance mais perigosa. Dumfries ganhou no jogo de corpo de Racovitan. Ele ficou com a bola e rolou para o meio da área, Simons recebeu e dominou. Ele demorou para finalizar, fazendo a defesa romena se posicionar para atrapalhar sua finalização e o camisa 7 acabou batendo para fora. Nos três minutos de acréscimos do primeiro tempo a Romênia pressionou por meio de cruzamentos. Na chance mais perigosa, Dragus bateu de fora da área para  defesa de Verbruggen.

DOMÍNIO HOLANDÊS SEGUNDO TEMPO

O segundo tempo começou com a Holanda tendo mais a posse de bola e ficando mais tempo no campo de ataque. Aos 12, Van Dijk acertou a trave. Após cobrança de escanteio de Depay, o capitão da Laranja Mecânica subiu mais alto que todo mundo e testou na trave. Quatro minutos depois, Nita fez grande defesa em finalização de Gakpo. O jogador do Liverpool roubou a bola no campo de defesa, avançou até a área romena e bateu para a defesa do arqueiro romeno que mandou para escanteio.

Publicidade

Um minuto depois, Gakpo voltou a aparecer no jogo, dessa vez o camisa 11 teve um gol anulado. Após cruzamento, Malen desviou e o jogador do Liverpool desviou para o fundo do gol. No entanto, o gol foi anulado após revisão do VAR. Aos 22, foi a vez de Depay assustar em cobrança de falta. O camisa 10 bateu falta, a bola passou por baixo da barreira e a bola passou perto da trave direita defendida por Nita.

A pressão holandesa continuou, Simons e Gakpo assustaram o gol romeno, parecia que o segundo gol era apenas uma questão de tempo, até que aos 37, em uma grande jogada a Laranja Mecânica ampliou. Gakpo pressionou do lado esquerdo, ele ganhou de Dragusin no corpo e rolou para o meio para Malen. O camisa 18 apareceu na pequena área para empurrar para o fundo do gol. 2 a 0 Holanda. 

Após o segundo gol holandês não aconteceu muita coisa na partida, a Romênia se lançou ao campo de ataque tentando diminuir o marcador, mas não conseguiu. Já a Holanda se fechou, abdicou um pouco da posse de bola e esperou a oportunidade certa para matar de vez o confronto. 

No segundo tempo, o árbitro alemão Bastian Dankert deu quatro minutos de acréscimos. Os holandeses marcaram seu terceiro gol em belo contra-ataque. Malen arrancou em jogada individual desde o campo de defesa com o campo aberto, ele ficou cara a cara com Nita e bateu calma sem chances para o goleiro. 3 a 0 Holanda. Após isso a partida foi encerrada com uma grande vitória da Laranja Mecânica que marca sua volta às quartas da Eurocopa após 16 anos ausente. 

Publicidade

AGENDA DA HOLANDA

Agora a Holanda irá esperar o adversário que será definido mais tarde, na partida entre Áustria e Turquia. Seu próximo confronto está marcado para acontecer no próximo sábado (6), às 16h (horário de Brasília).

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações