O atacante do Real Sociedad Mikel Oyarzabal saiu do banco para entrar no lugar de Morata e fazer história na final da Eurocopa 2024. Aos 41 minutos do segundo tempo, quando a prorrogação da partida já parecia certa, o jogador recebeu um passe rasteiro de Cucurella, antecipou a marcação e balançou as redes, garantindo o tetracampeonato espanhol. A partida terminou em 2 a 1.
Aos 27 anos, Oyarzabal joga no Real Sociedad, clube que o revelou, e está entre os 10 maiores artilheiros do time. Ele já havia marcado um gol de título antes na sua carreira, em cima do rival Athletic Bilbao, na Copa do Rei de 2019-20, em jogo que terminou 1 a 0.
O atacante espanhol, que também atua como ponta e é reconhecido pela sua versatilidade, visão de jogo e habilidade técnica, também é medalhista olímpico, tendo sido convocado para os Jogos de Tóquio 2020 pelo técnico Luis de La Fuentes e conquistado a medalha de prata em cima do Brasil.
Em 2022, porém, sofreu uma séria lesão no joelho e teve que passar um ano em recuperação, o que fez ele ficar de fora da disputa da Copa do Mundo do Catar. Mas ele deu a volta por cima e viveu hoje o maior momento de sua carreira, garantindo seu primeiro título com a camisa nacional.
Ao longo de sua trajetória, o jogador, que tem facilidade em driblar adversários e criar oportunidades de gols, além de dar passes precisos e ser um finalizador nato, marcou 100 gols e deu 54 assistências em 357 partidas pelo Real Sociedad, e 12 gols em 36 jogos pela seleção espanhola.