Fifa divulga as regras do novo Mundial de Clubes de 2025

A entidade também definiu que equipes que que fazem parte do mesmo grupo não vão poder participar da competição

5 nov 2024 - 14h56
(atualizado às 14h56)
Taça do Mundial de clubes.
Taça do Mundial de clubes.
Foto: Lars Baron/Bongarts/Getty Images / Esporte News Mundo

A Fifa divulgou, nesta terça-feira (5), uma série de regras sobre o Mundial de Clubes de 2025. Em sua lista, a entidade máxima do futebol detalhou os critérios de desempate, números de jogadores inscritos por clube na competição e cartões. A competição está prevista para acontecer entre os dias 15 de junho e 13 de julho e será disputada nos Estados Unidos no ano que vem. 

As 32 equipes que participaram da competição serão divididas em oito clubes com quatro times em cada. Eles serão formados a partir de um sorteio que levará em consideração fatores esportivos e geográficos.

Publicidade

O confronto direto será o primeiro critério de desempate dentro de cada grupo, o saldo de gols e a quantidade de gols marcados serão os outros dois critérios. Os dois melhores times de cada grupo se classificaram para as oitavas. Em caso de empate no mata-mata, a partida irá para a prorrogação e pênaltis, caso seja necessário. 

A Fifa também definiu que equipes que são controladas ou que pertençam ao mesmo dono ou empresa não poderão participar da competição. A competição terá sua própria janela de transferências, que acontecerá no período de 1º e 10 de junho do ano que vem. 

Até o momento, o Mundial de Clubes tem 31 participantes já definidos. O último a ser conhecido será o campeão da Libertadores. A decisão sairá no próximo dia 30 de novembro, quando Atlético-MG e Botafogo vão se enfrentar no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações