No último amistoso antes da estreia na Eurocopa, a Itália venceu a Bósnia e Herzegovina por 1 a 0, neste domingo (09/06), no Estádio Carlo Castellani, na cidade italiana de Empoli. O gol de Frattesi foi o ponto alto de uma atuação pouco inspirada da Azzurra, às vésperas do primeiro jogo na competição continental.
Itália produz, mas demora a abrir o placar
Jogando com um time misto, a Itália teve mais a posse de bola no primeiro tempo, mas brincou de perder oportunidades. Chiesa e Fagioli tiveram boas chances nos minutos iniciais, porém esbarraram no goleiro Piric, que foi o principal destaque da Bósnia na partida. A equipe dos balcãs tentava responder com contra-ataques, mas não levou real perigo aos italianos.
A superioridade italiana se tornou vantagem no placar aos 37', após ótimo cruzamento de Chiesa, que Frattesi finalizou com perfeição, sem chances para Piric. O gol fez a Itália crescer ainda mais no jogo e produzir boas oportunidades com o próprio Chiesa e com Scamacca, que esbarram na defesa bósnia.
Spalletti dá minutos para reservas e italianos não correm riscos
Na volta para o intervalo, a Itália se manteve no controle da partida, mas sem acelerar muito: as principais chances vieram dos pés de Scamacca que voltou a parar no goleiro Piric, em duas oportunidades. Se os italianos pouco ameaçavam, os bósnios também não arriscavam e só finalizaram com real perigo, aos 41', em finalização de Demirovic salva pela defesa.
Sem fortes emoções, a Itália se permitiu dar rodagem a alguns jogadores como o titular Dimarco e os reservas Folorunsho e Retegui. A vitória, ainda que protocolar e sem inspiração, motiva a equipe de Luciano Spalletti seis dias antes da estreia pela Eurocopa. Atual campeã europeia, a Azzurra enfrenta a Albânia, no próximo sábado (15/06), às 16h (de Brasília), no Signal Iduna Park, em Dortmund.