Juventus derrota Sampdoria fora e é tetracampeã do Italiano

2 mai 2015 - 14h51
(atualizado às 15h33)

A Juventus precisava da vitória fora de casa contra a Sampdoria neste sábado para garantir o tetracampeonato consecutivo do Campeonato Italiano. A experiente equipe visitante foi conservadora, não sofreu grandes riscos e saiu vitoriosa por 1 a 0 graças a um gol de Arturo Vidal ainda no primeiro tempo. Este foi o 31º título nacional do clube de Turim, o primeiro sob comando do técnico Massimiliano Allegri. Veja como foi a partida minuto a minuto.

Como é normal em decisões, a partida no Luigi Ferraris foi tensa. Com um time mais qualificado, a Juventus foi melhor, mas não teve facilidades no campo do adversário. A torcida pressionou os visitantes e a arbitragem com vaias e apoiou a Sampdoria quando ela tinha a posse de bola.

Publicidade
Artilheiro desta edição do Italiano, Tévez passou em branco e foi substituído nesse sábado
Artilheiro desta edição do Italiano, Tévez passou em branco e foi substituído nesse sábado
Foto: Luca Zennaro / EFE

A experiência da líder do Italiano, no entanto, fez a diferença. Os comandados de Allegri mostraram solidez defensiva nas investidas dos empolgados donos da casa e fizeram o único gol da primeira etapa com o chileno Vidal, que apareceu na área para concluir de cabeça um cruzamento de Lichtsteiner da direita no contrapé do goleiro Viviano.

Satisfeita com o resultado, a Juventus se limitou a ficar na retaguarda na etapa complementar, deixando a Sampdoria tentar reverter o placar. Os visitantes tomaram proveito da situação e tiveram chances de ampliar a vantagem com Tévez, que parou em Viviano em duas finalizações da entrada da área.

Os donos da casa até furaram o bloqueio a dversário e criaram boas oportunidades de gol, mas não aproveitaram-nas e saíram derrotados.

Massimiliano Allegri conquistou primeiro Italiano no comando da Juventus
Foto: Marco Bertorello / AFP

Com o resultado, a Juventus foi aos 79 pontos e não pode mais ser alcançada pela Lazio, vice-líder com 62 e um jogo a menos. Na zona de classificação para a Liga Europa, a Sampdoria pode perder o quinto lugar se o Genoa, com um ponto a menos, empatar com a Roma fora de casa, em partida marcada para o domingo. 

Publicidade

Veteranos hexacampeões

Este foi o sexto título italiano de Buffon, oitavo se consideradas as taças de 2004/05 e 2005/06, revogadas por causa do escândalo de manipulação de resultados Calciopoli, que ainda resultou no rebaixamento do time de Turim. Outro que se tornou hexacampeão italiano foi Andrea Pirlo, que levou o caneco duas vezes vestindo a camisa do Milan antes do tetra consecutivo na Juventus.

Chileno vencedor

Vidal não perdeu um Italiano que disputou
Foto: Luca Zennaro / EFE

Desde quando chegou à Juventus em 2011, Arturo Vidal não perdeu sequer um Campeonato Italiano. O meio-campista, contratado junto ao Bayer Leverkusen para a temporada 2011/12, se consolidou como peça fundamental no time tricampeão de Antonio Conte e se manteve como titular indispensável com a chegada de Allegri. Eficaz tanto no ataque quanto na defesa, o jogador registrou seu sétimo gol nesta edição do torneio nacional.

Sonho europeu

Soberana nos últimos anos  dentro do seu país, a Juventus realiza nesta temporada sua melhor campanha em anos na Liga dos Campeões. Na terça-feira, os italianos recebem o Real Madrid em Turim para o jogo de ida das semifinais, com a expectativa de chegar à decisão do próximo dia 6 de junho. A última vez que a Juventus foi à final do maior torneio europeu foi em 2002/03, quando perdeu a final para o rival Milan.

GOL

Sampdoria 0 x 1 Juventus - 32min do primeiro tempo

Publicidade

Lichtsteiner cruzou fechado da direita, a defesa marcou Llorente e deixa Vidal sozinho. O chileno subiu no segundo pau e cabeceou para o gol. Ela ainda tocou na trave antes de ganhar as redes

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se