O Barcelona segue vivo na briga por uma vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Pela quarta rodada da fase de grupos do torneio, o time espanhol venceu o Dínamo de Kiev por 1 a 0, na Ucrânia, nesta terça-feira e assumiu a vice-liderança do Grupo E.
Mesmo precisando do triunfo para respirar na competição, o Barça teve dificuldade para furar o bloqueio mandante e criou poucas chances. No primeiro tempo, apenas uma cabeçada de Lenglet na trave após cobrança de falta de Jordi Alba levou perigo.
Já o Dínamo teve boas oportunidades a partir dos 23 minutos, quando começou a chegar mais ao ataque. Primeiro, Shaparenko recebeu de Tsygankov e mandou perto da trave esquerda de Ter Stegen. Na sequência, o goleiro precisou fazer grande defesa em chute forte de Carlos de Pena. Por fim, Shaparenko finalizou novamente de dentro da área e acertou a rede, mas pelo lado de fora.
O segundo tempo começou semelhante ao primeiro, com o Barcelona tendo mais a bola, mas chegando poucas vezes com perigo. A primeira chance da etapa complementar foi da equipe ucraniana, em arremate de Karavaev que passou raspando a trave esquerda visitante.
Na primeira vez que conseguiu entrar na área do Dínamo com qualidade, o Barça abriu o placar. Aos 24 minutos, Minguenza recebeu pela direita e cruzou rasteiro para Ansu Fati, que chutou forte de primeira no alto, não dando chance ao goleiro Bushchan.
Após o tento, o Dínamo de Kiev se lançou ao ataque, mas parou em Ter Stegen. O goleiro alemão fez boas defesas em tentativas de Sydorchuk e Tsyganov, garantindo a vitória do clube catalão.
Com o resultado, o Barcelona chegou a seis pontos e assumiu a segunda colocação do Grupo E da Liga dos Campeões. Já o Dínamo de Kiev, que tem apenas um ponto, permanece na lanterna.
Bayern bate o Benfica e garante classificação antecipada
No outro jogo do Grupo E, o Bayern de Munique derrotou o Benfica por 5 a 2 nesta terça-feira, na Allianz Arena. Com o resultado, o time alemão continua com 100% de aproveitamento no torneio e garantiu vaga antecipada nas oitavas de final.
No primeiro tempo, Lewandowski e Gnabry abriram 2 a 0 para os donos da casa, enquanto o jovem zagueiro brasileiro Morato, cria das categorias de base do São Paulo, diminuiu. Na reta final, Vlachodimos ainda defendeu um pênalti batido por Lewandowski.
A cobrança desperdiçada, no entanto, não abalou o atacante polonês, que marcou mais duas vezes na segunda etapa. Com o hat-trick, o camisa 9 assumiu a artilharia da Liga dos Campeões, com oito bolas na rede em quatro partidas.
Leroy Sané marcou o outro gol do Bayern, e Darwin Núñez descontou para o Benfica.
Schluss in der Arena!
✨ Wir sind im #UCL -Achtelfinale! ✨ #FCBSLB #MiaSanMia pic.twitter.com/Dj9Ae6H44G
— FC Bayern München (@FCBayern) November 2, 2021
Com 12 pontos, o Bayern de Munique é o líder isolado do Grupo E. Já o Benfica tem quatro pontos e aparece na segunda posição. O clube português terá um duelo direto pela vice-liderança diante no Barcelona no dia 23 de novembro, no Camp Nou. No mesmo dia, a equipe bávara visita o Dínamo de Kiev.