O Tottenham goleou o Manchester City por 4 a 0 neste sábado (23), no Etihad Stadium, pela rodada 12 da Premier League. Com o resultado, os Citizens chegam a cinco derrotas seguidas, feito que nunca havia acontecido na carreira de Guardiola. A equipe não acumulava quatro ou mais derrotas seguidas desde 2006. Agora, o Liverpool pode aumentar a vantagem na liderança para oito pontos, caso vença o Southampton neste domingo (24).
PRIMEIRO TEMPO
Mesmo após quatro jogos sem vencer, o City parecia confiante no início da partida. Aos 10 minutos, Savinho arrancou pela esquerda e passou para Haaland, que obrigou Vicario a fazer boa defesa. No lance seguinte, porém, Kulusevski venceu disputa na ponta direita e cruzou na pequena área para Maddison, que surpreendeu a defesa dos mandantes e chutou de primeira para abrir o placar. Foden quase empatou pouco depois, dentro da área, mas mandou por cima do gol.
Aos 17 minutos, Son recebeu na entrada da área, chutou colocado no ângulo direito e Ederson fez uma defesa incrível. O esforço do brasileiro para evitar o segundo gol, entretanto, não adiantou muito, pois logo em seguida Gvardiol falhou na saída de bola e entregou de graça para Maddison, que tabelou com Son e finalizou de cavadinha por cima do goleiro para ampliar o placar. Haaland teve a chance de iniciar uma reação aos 21 minutos, quando recebeu um passe de Gvardiol dentro da área e chutou por cima do gol. Apesar de ter recuperado o controle do jogo, a última chance real que o City criou na primeira etapa foi aos 30 minutos, em uma cabeçada de Savinho para a defesa de Vicario. O brasileiro, no entanto, estava em posição irregular.
SEGUNDO TEMPO
O Tottenham não baixou a guarda e aproveitou a primeira chance que teve para atordoar o City. Aos 7 minutos, Kulusevski liderou um contra-ataque espetacular, driblou dois jogadores, tabelou com Son e cruzou no outro lado da área adversária para Solanke, que rolou para trás para Pedro Porro fuzilar na rede e marcar o terceiro. Aos 14 minutos, Haaland aproveitou falha de Bissouma, driblou a marcação e chutou colocado no travessão. Ederson conseguiu evitar o quarto gol do Tottenham aos 20 minutos, quando espalmou a finalização de Kulusevski em uma grande jogada do sueco.
O jogo ficou travado, o City tentava invadir a área do Tottenham sem sucesso, e sequer conseguiu apelar para os chutes de longa distância graças ao bom posicionamento da defesa dos Spurs. Halaand protagonizou a última chance de diminuir a vantagem aos 33 minutos, quando tabelou com De Bruyne, invadiu a área e chutou em cima de Vicario. Para completar a goleada, já nos acréscimos, Grealish errou em virada de jogo e entregou a bola para Timo Werner, que disparou, sem marcação, e rolou para Brennan Johnson chegar de carrinho e empurrar a bola para a rede. Quatro a zero e fim de jogo.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
O Manchester City volta a campo na próxima terça-feira (26), quando receberá o Feyenoord em casa, pela quinta rodada da Champions League.
O Tottenham jogará em casa contra a Roma na próxima quinta-feira (28), pela quinta rodada da Europa League.