Morre Eastham, campeão mundial e ícone inglês nos anos 60 e 70

Ex-apoiador morre aos 88 anos. Além de títulos importantes foi responsável em alterar regra de transferência no futebol da Inglaterra

21 dez 2024 - 13h33
(atualizado às 15h15)
Foto: Wikimedia Commons - Legenda: George Eastham jogos entre os anos 50 e 70 com grande sucesso e fez parte da Inglaterra campeã da Copa-66 / Jogada10

Morreu, aos 88 anos, o ex-apoiador inglês George Eastham. Trata-se de um grande ex-jogador do Newcastle, Arsenal e Stoke City. Além disso, fez parte da lista dos 22 convocados pelo técnico Alf Ramsey, que se sagrou campeão da Copa de 1966, e foi o único convocado do Arsenal para aquele mundial. No entanto, ele era reserva e não entrou em nenhuma das partidas da campanha do título da única Copa do Mundo conquistada pelos ingleses.

Eastham mudou a regra do futebol na Inglaterra

Ele também  tem reconhecimento pela sua briga com o Newcastle para não renovar com o clube. Na época, 1959, qualquer clube na Inglaterra podia reter jogadores com os quais tinha vínculo e não aceitava transferências. Mas Eastham foi à Justiça e conseguiu pôr fim a essa regra, alterando o regulamento. Assim, seguiu para o Arsenal, onde viveu a sua melhor fase. Nos Gunners, entre 1960 e 1966, fez 204 jogos e marcou 41 gols. Foi o principal jogador da equipe na época.

Publicidade

Astro também no Stoke City

Após a Copa, passou a jogar no Stoke City, onde ficou até 1973. Foi dele o gol do título da Copa da Inglaterra de 1972, sobre o Chelsea. Este é o maior título da história do Stoke e faz dele um dos maiores ídolos também deste clube.

Encerrou a carreira em 1975 e chegou a ser técnico do Stoke City por uma temporada (1977/78), antes de seguir para a África do Sul, onde continuou como técnico por mais algum tempo, antes de encerrar definitivamente a carreira. Pelo título que ganhou com a Inglaterra, recebeu a honra de ser nomeado para o Most Excellent Order of the British Empire.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações