Youssoufa Moukoko, que pertence ao Borussia Dortmund e está emprestado ao Nice, teve uma polêmica envolvida em seu nome. Joseph Moukoko, até então reconhecido como pai do jogador de 20 anos, declarou sob juramento que não é o pai biológico do atleta e que a data de nascimento registrada de Moukoko não é verdadeira.
Em um documento obtido pelo jornal alemão 'Bild', Joseph afirmou que o jogador não é seu filho biológico.
"Consciente das consequências de uma declaração falsa, declaro sob juramento: Youssoufa Moukoko não é meu filho biológico, nem da minha esposa Marie Moukoko. Ele também não nasceu em 20 de novembro de 2004, em Yaoundé, Camarões", disse.
Dessa maneira, a declaração contradiz a versão oficial que sustentou a carreira da jovem promessa, que atualmente disputa o Campeonato Francês pelo Nice.
Joseph também revelou, em um documentário exibido pela emissora 'ProSieben', que adulterou documentos para alterar a idade de Youssoufa. De acordo com ele, foi emitida uma certidão de nascimento falsa nos Camarões e obtido um passaporte que registrava o jogador como seu filho.
"Na verdade, ele nasceu em 19 de julho de 2000. Fizemos com que ele parecesse quatro anos mais novo. Agora, está registrado como tendo nascido em 20 de novembro de 2004", explicou.
Além disso, o jornal Bild também conduziu investigações nos Camarões, onde não foram encontradas provas do nascimento de Youssoufa em 2004, mas sim de um Youssoufa Mohamadou, nascido em 2000 e registrado como filho de Ousman Mohamadou, um taxista local. Moradores da região onde o jogador cresceu confirmaram que seu pai biológico seria esse último e não Joseph Moukoko.
Borussia Dortmund defende jogador
Apesar das controvérsias, o Borussia Dortmund reafirmou sua confiança nos documentos oficiais alemães, que comprovam a identidade e idade do atleta. De acordo com Sascha Fligge, diretor de comunicação do clube, "os documentos permanecem válidos".
"Os pais biológicos de Youssoufa Moukoko são determinados com base em documentos oficiais emitidos por autoridades alemãs. Esses documentos permanecem válidos até hoje e são a base para sua elegibilidade nos clubes e seleções, incluindo a Sub-21 da Alemanha", diz o comunicado do clube.
Moukoko tem duas convocações para a seleção principal da Alemanha e conquistou o título europeu Sub-21 em 2023, embora tenha jogado apenas uma partida.
Após quatro temporadas e 99 jogos (com 18 gols) pelo Borussia Dortmund, Moukoko acabou sendo emprestado ao Nice. Por fim, nesta temporada, ele já disputou 13 jogos e marcou dois gols pelo clube francês.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.