O volante espanhol Rodri derrotou Vini Jr e conquistou a Bola de Ouro. A consagração do jogador de 28 anos acontece após ele brilhar na conquista do tetracampeonato da Espanha na Eurocopa, quando o meio-campista foi eleito o melhor jogador do mundo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em maio, o Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory) divulgou um estudo que apontou Rodri como o atleta com maior impacto na temporada 2023/2024 entre as 54 ligas ao redor do mundo.
Na Eurocopa, Rodri marcou nas oitavas de final contra a Geórgia. Na decisão, contra a Inglaterra, sofreu uma lesão e precisou ser substituído no intervalo. O volante chama atenção por ser um jogador com ótima técnica, além de ter um perfil discreto. Ele é um dos poucos jogadores que joga com a camisa dentro do calção, por exemplo.
Pelo Manchester City, Rodri disputou 50 partidas, marcou nove gols e deu 13 assistências. O meio-campista foi destaque na conquista da Premier League, da Supercopa da Europa e Mundial da Fifa.
Na Inglaterra desde 2019, Rodri virou o homem de confiança do técnico Pep Guardiola, que chegou a defender publicamente a premiação para o meio-campista.
No começo da atual temporada, o volante sofreu uma lesão no joelho direito e não deve mais defender o City até o meio do ano que vem. “Rodri é insubstituível. Quando uma equipe não joga com o melhor meio-campista do mundo por um tempo é um duro golpe, mas meu dever é encontrar uma solução para continuar competitivo como temos sido nos últimos anos”, declarou Guardiola.