Em um curto espaço de um mês, o Sporting teve sua segunda troca de comando na temporada. João Pereira, que substituiu Rúben Amorim após a sua saída para o Manchester United, foi demitido para a chegada de Rui Borges, que vinha fazendo um trabalho de destaque no Vitória de Guimarães.
Segundo a imprensa portuguesa, a equipe de Alvalade pagou a multa de 4,1 milhões de euros (26 milhões de reais, na cotação atual) ao Vitória pela liberação do técnico, de 43 anos. Ele assinou um contrato válido até junho de 2026 e que tem possibilidade de renovação por mais um ano.
-Não tenho palavras para descrever o que tenho sentido nos últimos dias, que foram intensos e felizes. Estou muito feliz e ansioso para trabalhar e conseguirmos ser o que temos sido até aqui. O trabalho é o que nos guia. Tenho uma confiança enorme em ser feliz aqui no Sporting e não tenho qualquer dúvida de que o futuro vai ser risonho - afirmou o treinador.
Antes de assumir o comando dos Leões, o técnico fez uma campanha de destaque e ajudou o Vitória de Guimarães a ficar na sexta posição no Campeonato Português. Essa não vinha sendo a única campanha de destaque de Rui Borges. Ele guiou a equipe Alvinegra ao segundo lugar da fase de liga da Liga Conferência, sendo uma das poucas equipes invictas da competição.
Rui Borges assumiu o comando do Sporting após a demissão de João Pereira, que assumiu após a demissão de Rúben Amorim e não conseguiu emplacar bons resultados. Ele venceu apenas um dos quatro jogos seguintes após a saída do antigo técnico para o Manchester United. Neste período, os Leões também tiveram uma queda de rendimento na Champions League e viram o Benfica, de Bruno Lage, assumir a liderança do Campeonato Português.
Neste domingo, as duas equipes se enfrentam no clássico de Lisboa, que será disputado no Estádio José Alvalade, às 17h30 (horário de Brasília). Apenas um ponto separa as duas equipes na tabela.