Votação de clubes da Premier League aprova regras de transações entre partes associadas

16 equipes votaram a favor que as leis sejam mais rígidas

22 nov 2024 - 12h38
(atualizado às 12h38)
Taça da Premier League.
Taça da Premier League.
Foto: Mike Carlson/Getty Images / Esporte News Mundo

Após votação, os clubes da Premier League decidiram que a competição passe a ter regras rígidas sobre os acordos de patrocínio e receitas que sejam relacionadas às suas propriedades. A maioria das equipes votaram a favor das leis "regras APT". 

Ao todo, 16 times foram a favor da nova proposta: Arsenal, Bournemouth, Brentford, Brighton, Chelsea, Crystal Palace, Everton, Fulham, Ipswich Town, Leicester City, Liverpool, Manchester United, Southampton, Tottenham, West Ham e Wolverhampton. Os clubes precisavam formar uma maioria de dois terços (14 clubes) para aprovação das mudanças. 

Publicidade

Por outro lado, apenas Aston Villa, Manchester City, Newcastle e Nottingham Forest foram contra as novas leis. Os Citizens estão em uma disputa judicial com a competição. 

Por meio de um comunicado, a Premier League disse que as mudanças em suas regras abordaram as conclusões de um painel de arbitragem que foi feito no último mês de outubro, após o City ter apresentado uma contestação legal. 

- A Premier League realizou uma consulta detalhada com os clubes — informada por várias opiniões de especialistas e advogados independentes — para elaborar mudanças nas regras que abordam as alterações necessárias ao sistema - disse. 

- Isso se refere à integração da avaliação dos empréstimos de acionistas, à remoção de algumas das alterações feitas nas regras do APT no início deste ano e às alterações no processo pelo qual as informações relevantes do 'banco de dados' da Liga são compartilhadas com os consultores de um clube - completou. 

Publicidade

As leis são da maneira que os clubes estabelecem seus acordos de patrocínio ou receitas que são relacionadas à sua própria propriedade. Isso é consequência da aquisição do Newcastle, que foi comprado pelo fundo de investimento da Arábia Saudita em 2021. A liga quer impedir a inflação de acordos de patrocínio que sejam ligados a donos de times da Premier League.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se