Vinícius Jr talvez tenha feito sua melhor partida pelo Real Madrid nessa quarta (5), na qual seu time não tomou conhecimento da força do Barcelona e aplicou goleada de 4 a 0 no rival, no Camp Nou, pela semifinal da Copa do Rei - o Real vai disputar o título com o Osasuna. Fez um gol, sofreu pênalti que originou outro gol e deu assistência a Benzema quando o jogo já estava decidido. Mas, ele também se envolveu em polêmicas ao longo do clássico.
Discutiu e quase saiu no tapa com o jovem Gavi, teve atitude semelhante com o uruguaio Araujo e precisou ser contido pelos próprios companheiros para não receber o segundo cartão amarelo e assim ser expulso. Contrariado com o revés em casa, o Jornal Mundo Deportivo, de Barcelona, preferiu atacar Vinicius, em vez de exaltá-lo pela grande atuação, papel que coube ao diário Marca, de Madri.
Num artigo assinado por Óscar Zárate, Vinícius foi acusado de soberba pelo seu comportamento em campo. O autor do texto do Mundo Deportivo revelou-se bastante irritado com o jogador brasileiro e deu a entender que não digeriu bem a goleada.
Ele criticou Vinicius Jr por ter comemorado com “arrogância” o primeiro gol da partida, ao bater com força a mão no peito, ao lado do escudo do Real Madrid estampado em sua camisa, imitando, segundo Zárate, gesto de Cristiano Ronaldo num jogo entre os dois times, em 2015, quando o atacante português era o grande astro do Real.
A edição pós-jogo do Mundo Deportivo destacou também, em matérias separadas, as tretas de Vinicius Jr com Gavi e Araujo, sempre em tom mais duro contra o brasileiro.