O Juventude recebe o Fortaleza, neste sábado (02), às 18h30 (horário de Brasília), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Mirando a permanência na Série A, o Jaconero encara a equipe cearense em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na luta contra o rebaixamento, o Ju enfrenta uma disputa acirrada na parte de baixo da tabela. O time jaconero é o 18º colocado do Brasileirão, com 34 pontos somados, e está no Z-4. Um triunfo contra o Tricolor do Pici pode levar a equipe gaúcha aos 37 pontos, abrindo uma vantagem sobre os adversários diretos, dependendo dos resultados dos times que fogem da lanterninha.
Nesta temporada, o Fortaleza faz a melhor campanha de sua história e ocupa o terceiro lugar, com 57 pontos, disputando de maneira direta na parte de cima da tabela. O contraste entre as campanhas pode tornar o cenário difícil para o Jaconero, entretanto, o gaúcho conta com o fator casa, onde mantém um bom aproveitamento, para tentar superar os cearenses.
Além de se preocupar com a pontuação na tabela de classificação, o Juventude tem desvantagem no retrospecto do duelo e precisa quebrar um jejum de 15 anos para garantir os três pontos. Os jaconeros não vencem o Fortaleza desde 2009, quando as equipes disputaram a Série B, acumulando cinco empates e quatro derrotas neste período. No último encontro, no dia 30 de junho de 2024, pela Série A, o Ju foi superado por 2 a 1.
O duelo desta rodada do Campeonato Brasileiro também marca a estreia do técnico Fábio Matias à frente do Juventude. O profissional assumiu a equipe após a demissão de Jair Ventura, que deixou o cargo depois da derrota para o Flamengo, no último sábado (26). O novo treinador chega com a missão de livrar o Verdão do rebaixamento.