São Paulo e Botafogo empataram por 1 a 1 pelo jogo de volta das quartas de final da Conmebol Libertadores, nesta quarta-feira (25), no Morumbis. Thiago Almada abriu o placar para o time carioca na primeira etapa, e Calleri empatou para os paulistas no segundo tempo. Com a igualdade, a decisão por vaga na semifinal foi para os pênaltis. O Glorioso levou a melhor nas penalidades, venceu por 5 a 4 e conquistou a classificação.
O treinador do São Paulo, Luis Zubeldía, reconheceu a complexidade do confronto, mas elogiou a postura da equipe na parte final do primeiro tempo. Para ele, o São Paulo merecia a classificação e foi dominante na etapa complementar.
"A partir dos 35 minutos do primeiro tempo, o jogo foi nosso. Infelizmente, tivemos uma falha em um penal, e, se fosse diferente, teríamos mais tempo para correr atrás do resultado. Dominamos o jogo em quase todos os aspectos na parte final do primeiro tempo, colocamos o nosso ritmo, tivemos postura, deixamos o adversário com dificuldade na saída de bola, principalmente no segundo tempo. Mas, infelizmente, não conseguimos", disse Zubeldía.
O treinador do Tricolor Paulista também reconheceu a qualidade e a força do Botafogo no duelo no Morumbis. O comandante são-paulino entende que determinadas características do time carioca, como intensidade e velocidade, dificultaram a vida do São Paulo nos primeiros minutos de jogo.
"Creio que a característica dos jogadores do time que enfrentamos é que são muito rápidos e fortes fisicamente. É difícil desarmá-los, a gente já sabia dessas características deles. Os primeiros minutos deles são jogados com muita intensidade, velocidade e o desafio é conseguir neutralizar o poder ofensivo do Botafogo", explicou Zubeldía.
O técnico do São Paulo também acredita no poder de mobilização de seus comandados para dar a volta por cima na temporada e buscar evolução no Campeonato Brasileiro.
"Tem que virar a página o mais rápido possível, com qualidade, energia, com profissionalismo que temos. Estamos tristes, pois queríamos e sabíamos que tínhamos competência para passar à semifinal. Sonhamos com a Libertadores, mas o futebol tem isso, é difícil controlar o resultado e tem muitas variáveis. Os jogadores sabem que viraremos a página. Lidaremos com a tristeza, mas vamos trabalhar para ganhar o clássico com muita luta e profissionalismo", comentou Zubeldía.
O São Paulo volta a campo pelo Brasileirão no próximo domingo (29), às 16h (horário de Brasília), em clássico diante do Corinthians, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O Tricolor é o quinto colocado na competição, com 44 pontos, e, agora, o objetivo da equipe é conquistar uma vaga na Libertadores de 2025 via torneio nacional.