Bastou um tempo de jogo para o Stoke destruir a temporada do Liverpool no Britannia Stadium neste domingo. Nada menos do que cinco bolas entraram no gol vermelho antes mesmo do intervalo, construindo boa parte do desastroso placar de 6 a 1 e dando um tom nada menos que melancólico à despedida do ídolo Steven Gerrard, que vai jogar no Los Angeles Galaxy, dos EUA, na próxima temporada. Pelo menos restou ao veterano meio-campista marcar o gol de honra.
Diouf (duas vezes), Walters, Adam, N’Zonzi e Crouch balançaram as redes, o que impediu o Liverpool de se classificar direto à fase de grupos da Liga Europa: a vaga ficou com o Tottenham, que venceu o Everton por 1 a 0 fora de casa e terminou com o quinto lugar do Campeonato Inglês. Já o Liverpool terá que disputar a fase preliminar da competição continental. O Stoke, por sua vez, encerrou na nona colocação.
Durante 22 minutos, o Liverpool conseguiu manter suas redes intocadas. Depois, o vexame começou a se formar. Diouf marcou duas vezes para colocar o Stoke à frente, e logo Walters ampliou aos 30min. Ainda no primeiro tempo, Charlie Adam marcou contra o ex-clube ,e N’Zonzi completou a precoce goleada no último minuto antes do intervalo.
Ao menos a defesa visitante foi menos incompetente no segundo tempo. O Liverpool também melhorou no ataque e, em uma das investidas, surgiu o gol de honra marcado por Gerrard, após passar por dois adversários na velocidade e finalizar cruzado. Mas a dignidade que o camisa 8 tentou manter durou pouco: Peter Crouch fechou a contagem para o Stoke a quatro minutos do final, consolidando o massacre e o triste adeus do capitão.
CORREÇÃO
Ao contrário do que foi noticiado inicialmente, o Liverpool não está fora da Liga Europa da próxima temporada. O time, na verdade, não conseguiu se classificar direto à fase de grupos, mas disputará a fase preliminar da competição continental. A informação foi corrigida às 14h30.