Após a saída de Reinaldo, o Grêmio busca alternativas no mercado para a sua lateral-esquerda. A bola da vez é o jogador do Flamengo, Ayrton Lucas, que perdeu espaço na reta final da última temporada no clube carioca. A informação é do setorista Daniel Oliveira, da Rádio Bandeirantes de Porto Alegre.
De acordo com o jornalista, as negociações ainda se encontram em sua fase inicial, ao que tudo indica, o tricolor gaúcho está definindo os moldes da contratação. O Grêmio planeja uma proposta de empréstimo, com cláusula de opção de compra. O jogador chegaria para ser titular na equipe.
Com passagens pelas categorias de base do ABC e Fluminense, Ayrton Lucas só chegou a atuar profissionalmente pelo tricolor carioca. Ainda foi emprestado ao Madureira e ao Londrina, antes de acertar sua transferência ao Spartak Moscou, da Rússia, em 2019. No futebol russo disputou 108 jogos, marcou quatro gols e deu onze assistências, até chegar ao Flamengo em 2022.
Inicialmente, o lateral chegou por empréstimo ao Rubro-Negro em março daquele ano, e após bom desempenho, o Flamengo acertou a compra do jogador por 7 milhões de euros (R$39,6 milhões na época). Ao todo, foram 166 partidas pelo clube da Gávea, 14 gols marcados e 19 assistências, além das conquistas da Copa do Brasil e Libertadores de 2022, e do Campeonato Carioca e novamente a Copa do Brasil em 2024.
Buscando a contratação de Ayrton Lucas, o Grêmio já acertou com o volante Cuéllar, e anunciou oficialmente o lateral-direito João Lucas. Além de anunciar a nova comissão técnica com o novo treinador Gustavo Quinteros.