Zeca deve ser jogador do Flamengo em 2018. Porém, antes de anunciar o lateral-esquerdo, o clube rubro-negro pretende fazer um acordo com o Santos para não ter problemas na Justiça. O time paulista, por sua vez, quer pelo menos o empréstimo de um ou dois jogadores, além de uma compensação financeira.
Sem clima para contar com Zeca na próxima temporada, já que o atleta 'abandonou' o clube em outubro, os santistas se mostraram dispostos a negociar com o Fla. A ideia do clube alvinegro é resolver a situação antes da audiência na Justiça do Trabalho, marcada para abril de 2018. A informação foi publicada inicialmente pelo Blog do Ademir Quintino e confirmada pela Gazeta Esportiva.
Apesar da rescisão contratual ter sido publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, os advogados do Santos acreditam que o lateral ainda está 'preso' ao clube de Vila Belmiro. Afinal, o Zeca só conseguiu a liberação após solicitar o direito para trabalhar onde quiser no Tribunal Superior do Trabalho de Brasília.
Como a constituição prevê que uma pessoa pode exercer sua profissão onde bem entender, o lateral teve o pedido aceito. No habeas corpus, porém, ele não alega que o Santos tenha pendências salariais. A rescisão contratual por falta de segurança e atrasos no pagamento de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) não foi acolhida pela Justiça.
Sendo assim, se Zeca assinar com Flamengo sem ter feito um acordo com o Santos, o clube de Vila Belmiro terá o direito de entrar na Justiça cobrando o pagamento da multa de R$ 50 milhões.