O Vitória acertou a contratação do goleiro Gabriel, que pertencia ao Coritiba, segundo a informação do GE. O jogador passou a última temporada emprestado ao Juventude e deve ser titular em seu novo clube, caso a saída de Lucas Arcanjo para o Fluminense se concretize.
Na última temporada, o atleta de 32 anos disputou a Série A do Campeonato Brasileiro, onde fez 48 partidas pela equipe jaconera. Gabriel foi revelado pelo Cruzeiro e teve boa parte de sua carreira na Itália, acumulando passagens pelo Milan, Carpi, Napoli, Cagliari, Empoli, Perguai e Lecce, até retornar ao futebol brasileiro em 2022, com destino ao Coritiba.
Além do vasto currículo por clubes, o novo reforço do Vitória também contém passagens pela Seleção Brasileira de base, quando foi campeão Sul-Americano e disputou o Mundial Sub-20 logo depois, em 2011. O bom desempenho levou o goleiro até as Olimpíadas de Londres, em 2012. Inicialmente, ele seria a terceira opção na meta brasileira, mas após a lesão de Rafael Cabral e o começo ruim de Neto no torneio, Gabriel assumiu a titularidade na competição em que o Brasil terminou com a medalha de prata.