A Nigéria se arriscou, aproveitou sua chance e bateu a Coreia do Sul por 2 x 0 nesta quarta-feira, em uma rara vitória para a equipe na Copa do Mundo feminina, colocando-se com possibilidades de classificação para a próxima fase do torneio, disputado na França.
No Stade des Alps, um gol contra no primeiro tempo e um ataque decisivo no segundo, finalizado brilhantemente por Asisat Oshoala, garantiram às campeãs africanas apenas sua quarta vitória em oito participações em Mundiais, além da chance de avançar para a fase seguinte pela segunda vez na história.
As sul-coreanas, superadas pela anfitriã França por 4 x 0 na abertura do torneio na sexta-feira, foram eliminadas da competição com a surpreende derrota na segunda partida do Grupo A, e apenas cumprirão tabela contra a Noruega na próxima rodada.
O início do jogo teve mais ataques da Coreia, mas foi a Nigéria quem abriu o placar pouco antes do fim do primeiro tempo, quando a defensora Kim Do-yeon falhou na tentativa de cortar um lançamento e pegou desprevenida a goleira Kim Min-jung, que saía da meta e não pôde evitar o gol contra.
Houve uma rápida revisão pelo árbitro de vídeo (VAR), que verificou a possibilidade de a capitã nigeriana Desire Oparanozie ter conduzido a bola com a mão na lance, mas não encontrou evidências claras para anular o gol.
Quando a Coreia conseguiu ir à rede, aos 13 minutos do segundo tempo, o gol acabou anulado por impedimento. Logo em seguida, um contra-ataque nigeriano encontrou Oshoala, três vezes eleita melhor jogadora da África, que avançou, driblou uma defensora, passou pela goleira e concluiu para a rede em um ângulo improvável, fechando o placar aos 30 minutos.
Na primeira rodada, a Nigéria havia sido derrotada pela Noruega por 3 x 0, em Reims, no sábado.