Em um fim de semana repleto de decisões dos Estaduais por todo o País, o mundo do futebol foi pego de surpresa com uma notícia triste. Criador do 'Menino Maluquinho', o cartunista, desenhista e escritor Ziraldo morreu, na tarde deste sábado, dia 6, aos 91 anos. Sua arte marcou a cultura brasileira de tal forma que os clubes do futebol não demoraram para prestar homenagens.
Ziraldo era flamenguista. Contudo, isso não nunca foi um problema. Ele era querido por diversos times do futebol brasileiro. Inclusive, chegou a desenhar diversos mascotes das mais variadas equipes do território nacional com seus traços característicos e inconfundíveis. Em 2009, fez publicou um livro em homenagem ao seu time do coração, chamado "Flamengo. O Mais Querido Do Brasil Em Quadrinhos".
O escritor estava com a saúde debilitada há algum tempo, desde que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2018. A causa da morte não foi divulgada por sua assessoria. Confira, abaixo, algumas das homenagens do mundo do futebol ao lendário artista:
Com grande pesar, o Esquadrão chora a partida do genial Ziraldo, hoje, aos 91 anos. O cartunista e escritor foi o autor do desenho do Super-Homem Mascote do Bahia em 1979. Nossa solidariedade a familiares e amigos do eterno criador do 'Menino Maluquinho'. #BBMP pic.twitter.com/6sk9jU5EAe
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) April 6, 2024
Ziraldo marcou época como cartunista. Ilustrou nosso Galo em diversas oportunidades, sendo também o criador do mascote infantil "Galo Ziraldo". Em 2015, o "Menino Maluquinho" ganhou uma versão em homenagem ao atacante Luan, ídolo Atleticano!
Eterno, Ziraldo! pic.twitter.com/FJAm7IfWOL
— Atlético (@Atletico) April 6, 2024
Ziraldo, um dos quadrinhistas mais importantes no Brasil, infelizmente faleceu aos 91 anos.
Seu trabalho será eterno. Obrigado por tudo mestre!
: Divulgação pic.twitter.com/rdzpRmzNTu
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) April 6, 2024