Na rodada do fim de semana do Campeonato Francês, no jogo em que o PSG venceu o Lille por 4 a 3, Neymar deixou o campo chorando por causa de uma torção no tornozelo direito. Exames de imagem mostraram que a lesão deve deixá-lo fora de atividade provavelmente por algumas semanas. Se fosse um caso isolado, o problema não teria tanta repercussão.
A questão é que Neymar não consegue uma sequência boa desde 2017, quando se transferiu para o PSG. Volta e meia, vê-se envolvido com as mais diversas lesões, que trazem no combo a falta de condições físicas ideais. Essa constatação permite abrir uma discussão: o jogador estará apto para disputar a Copa do Mundo de 2026?
Com 31 anos, Neymar já fez a curva descendente de sua carreira, principalmente devido ao tempo que passa sob os cuidados dos profissionais de saúde do PSG. Dono de rara habilidade e melhor driblador surgido no Brasil na última década, ele mesmo não garante que tem como objetivo o próximo Mundial.
Ainda tenta lidar com os fracassos nas Copas de 2014, 2018 e 2022. Em todas, era o protagonista da Seleção brasileira. De todo modo, seja lá quem for escolhido como novo técnico do time pentacampeão, Neymar permanecerá como referência da Seleção e pode pavimentar seu caminho para o que seria sua última chance de vencer uma Copa do Mundo – vai depender das contusões e lesões que o acometerão até lá.