Prefeitura do Rio autoriza retorno de público aos estádios

Alguns locais poderão operar com até 1/5 dos lugares se o risco de contaminação na região for considerado moderado. Liberação depende de aval da CBF no Campeonato Brasileiro

13 jan 2021 - 08h07
(atualizado às 08h21)

A Prefeitura do Rio e o governo do Estado liberaram o acesso parcial de torcida a estádios de futebol. De acordo com resolução conjunta publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira, 13, estádios com capacidade superior a 8 mil pessoas poderão operar com até 1/5 do total de assentos caso a classificação de risco para contágio de covid-19 na região for considerada moderada, ou com 1/10 se a classificação de risco for alta.

Foto: Flickr/Divulgação Conmebol / Goal

A classificação de risco é divulgada todas as sexta-feiras, e na última atualização a região do estádio do Maracanã era considerada de risco de transmissão alta. Assim, considerando que a capacidade oficial de público no estádio é de 78 mil pessoas, um eventual jogo com torcida poderia receber no máximo 7,8 mil torcedores nesta semana.

Publicidade

Vale lembrar, contudo, que a liberação não significa retorno automático de torcida aos estádios. É preciso de aval da CBF para que isso ocorra no Campeonato Brasileiro, e a entidade já sinalizou em outras ocasiões que isso só acontecerá quando houver consenso entre os 20 clubes da Série A ou, então, que todos os estádios do País tenham autorização dos órgãos de saúde para receber público. A intenção é não correr o risco de desequilíbrio técnico da competição, o que poderia gerar até mesmo ações na Justiça.

A autorização de público nos estádios, porém, abre espaço para que a final da Libertadores, marcada para o próximo dia 30, no Maracanã, aconteça com público entre 7,8 mil e 15,6 mil presentes. Vai depender da Conmebol.

Em junho, a Prefeitura do Rio chegou a liberar público em estádios na cidade para receber até um terço da capacidade total. Depois, no entanto, voltou atrás.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se