Prefeitura do Rio libera público com 50% da capacidade do estádio em jogos na cidade

Eduardo Paes publica decreto que permite a volta dos torcedores a partir da próxima terça-feira. Jogo do Vasco no domingo, contra o Cruzeiro, na Série B, é liberado como evento-teste

17 set 2021 - 10h01
(atualizado às 10h01)
Maracanã, Nilton Santos e São Januário poderão receber torcedores a partir da próxima semana (Foto: Divulgação)
Maracanã, Nilton Santos e São Januário poderão receber torcedores a partir da próxima semana (Foto: Divulgação)
Foto: Lance!

A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou, nesta sexta-feira, em Diário Oficial, um decreto que autoriza a presença de torcedores nos estádios na cidade a partir da próxima terça-feira (21). A lotação permitida será de até 50% da capacidade dos locais que receberem os eventos. Desta forma, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco poderão ter público em seus jogos.

- Fica autorizada a realização de competições esportivas com a presença de público em estádios e ginásios, com esquema vacinal completo de todos os presentes, respeitada a lotação de 50% da capacidade do ambiente - diz trecho da publicação.

Publicidade

Entende-se por "esquema vacinal completo", como diz o decreto, idosos acima de 60 anos que já tenham tomado a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, após 14 dias da aplicação, e pessoas entre 15 e 59 anos, de acordo com o calendário de vacinação (primeira dose, segunda dose ou dose única), e também após duas semanas desde que tenha se vacinado.

+ Veja a tabela da Série A e da Série B

Também nesta sexta-feira, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, elogiou a operação do Flamengo na partida contra o Grêmio, no Maracanã, que teve e presença de mais de 6 mil torcedores.

- Eu tive garantias pessoais do presidente Landim (presidente do Flamengo) de que isso seria tratado como prioridade máxima e com muita organização pelo Clube de Regatas do Flamengo, foi isso que a gente viu. Total respeito e diálogo com a Secretaria de Saúde, a busca permanente de atender todas as exigências, que não são simples - disse o prefeito.

Publicidade

- Que tornam para o clube realizar o jogo bem mais caro, na hora que exige teste, tem que botar mais gente, todas as determinações da Secretaria de Saúde encarecem o evento e não tivemos do Flamengo nenhum gesto para tentar burlar uma regra para tentar economizar, pelo contrário. Isso mostra que a gente pode ir avançando nisso, realizar outros jogos - completou Paes.

Torcida do Flamengo voltou ao Maracanã após um ano e meio (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Foto: Lance!

Na sequência, Eduardo Paes, vascaíno declarado, brincou sobre a tentativa do Vasco em ter público em São Januário, no domingo, no duelo contra o Cruzeiro. De acordo com Daniel Soranz, secretário de Saúde do Rio, o jogo está autorizado a ocorrer com torcedores.

- O mais importante deve acontecer no domingo, se Deus quiser, a Secretaria de Saúde vai liberar o jogo do mais importante de todos, Vascão. Estou fazendo meu lobby público - brincou Eduardo.

São Januário não recebe público desde 12 de março de 2020 (Foto: Rafael Ribeiro / Vasco)
Foto: Lance!
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades de futebol?
Ativar notificações