Um princípio de confusão foi registrado no início do cortejo fúnebre do Rei Pelé, na manhã desta terça-feira, 3, em Santos (SP). Tudo começou após a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, acompanhado da primeira-dama Janja Silva, assistiu à oração conduzida no campo da Vila Belmiro.
Do lado de fora, apoiadores do petista levantaram coro pró-Lula, e um grupo que passava pelo local rebateu apontando que aquele não era momento para política. Foi então que uma confusão chegou a ocorrer, mas logo foi dispersada.
"Aqui não é Lula, não. Aqui é Pelé", gritou um fã com camiseta da Seleção Brasileira. "Cadê o Bolsonaro?", gritou outro. "O pessoal não sabe respeitar", disse um último, que chegou a tampar a câmera da reportagem do Terra enquanto passava.
Bolsonaristas discutem com apoiadores de Lula próximo da Vila Belmiro, onde ocorre o funeral de Pelé. Presidente esteve no local na manhã desta terça-feira pic.twitter.com/z82LJzEjfp
— Terra (@Terra) January 3, 2023
Lula no velório
O presidente Lula participou do velório de Pelé, na manhã desta terça, no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro. Sem falar com a imprensa, ele esteve acompanhado da esposa, Janja, e do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB).
O petista esteve no estádio por cerca de 20 minutos, durante a realização de uma oração em memória do Rei do Futebol. Logo após a saída de Lula, o caixão foi fechado e o levado para a área externa do estádio, onde foi disposto em um caminhão do Corpo de Bombeiros para o cortejo fúnebre. Pelé será enterrado no Memorial Nercópole Ecumênica.
*Com colaboração de Juliana Steil.