Visando o amadurecimento dos atletas jovens, o Real Madrid cogita fazer com Lucas Silva o mesmo que fez com Casemiro em meados de 2014. Após comprar o volante do São Paulo, o clube o emprestou a outro time de menor expressão na Europa, o Porto, e o repatriou nesta temporada já com vistas ao time principal. Aos 22 anos, Lucas Silva pode deixar o Real temporariamente para acumular experiência.
De acordo com a imprensa espanhola, Deportivo La Coruña e Sevilla se mostraram interessados em adquirir o brasileiro por empréstimo. Em Portugal, jornais como o Record e A Bola apontam o interesse do Porto, como forma de suprir a ausência de Casemiro, repatriado pelo Real após o fim da última temporada europeia. Até o momento, o interesse em Lucas Silva não passa de especulação.
Bicampeão brasileiro com o Cruzeiro, Lucas Silva foi contratado no início do ano pelo Real Madrid por 14 milhões de euros (cerca de R$ 49 milhões), e teve a negociação acelerada por conta da lesão de Modric. Após seis meses em Madri, atuou em apenas oito jogos do Espanhol - ficando os 90 minutos em campo em apenas um - e um da Liga dos Campeões, ficando apenas 427 minutos em ação em cinco meses de competição.