Rosário e Newell's Old Boys dividem cidade argentina

A 300 km de Buenos Aires, o principal duelo argentino deixa de ser Boca Juniors e River Plate. Em Rosário, cidade de cerca de 1 milhão de habitantes na Argentina, a disputa é entre os dois times locais: Newell's Old Boys e Rosário Central.

» Veja fotos de clássicos

» Saiba como foram as divisões nos últimos clássicos

» Maiores clássicos do planeta têm peculiaridades

» Violência em clássico põe em discussão "virada inglesa"

A rivalidade entre os dois únicos times da cidade que freqüentam a primeira divisão é antiga, mas foi um determinado jogo que entrou para o folclore da cidade que acabou conferindo personalidade a cada um deles.

Ninguém sabe definir a data em que se deu o ocorrido, embora registros históricos girem em torno dos anos 20. O fato é que os dois times foram convidados a realizar um amistoso com renda revertida para uma instituição de doentes de hanseníase da cidade. Rosário se recusou a participar e o Newell's criticou o adversário, apelidando-o de canallas (canalhas). O troco foi imediato, e os torcedores do Newell's passaram a ser chamados de leprosos .

Leprosos e canallas exercem sua rivalidade dentro de uma cidade de 178,6 km2, com cada estádio distando menos de 4,8 km um do outro. A cidade é dividida em dois territórios bem demarcados por guias pintadas, declarações de paixão pelos muros e escudos com datas dos títulos desenhados em cada brecha de concreto possível. Uma rivalidade que está na cara de quem passa, seja ele ou não um apaixonado por futebol. Por lá, não existe zona cinza: "quem não está comigo, está contra mim" é a mensagem que prevalece.

Passionais, os canalhas do Rosário gostam de afirmar seu amor à camisa e se orgulham de ser um time popular. Antigamente conhecidos como a elite da cidade, os lepra do Newell's são acusados de ter pecho frio (peito frio), ou seja, não dão o sangue pelo time.

A região central da cidade é dominada pelo rubro-negro dos leprosos. O estádio do Newell's Old Boys fica no Parque da Independência, o principal da cidade, e é conhecido como o Coloso del Parque. A casa dos canallas fica sobre a Avenida Alberdi, sinalizada em amarelo e azul, no bairro de Arroyito - daí o apelido Gigante Del Arroyito.

Por isso, não existem desavisados. Quem se atreve a morar em "território inimigo", logo recebe lembretes contundentes da vizinhança.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se