A última rodada da fase de grupos da Libertadores tem tudo para confirmar Internacional e Flamengo como líderes de seus respectivos grupos. Isso deixaria cinco clubes brasileiros no primeiro lugar de suas chaves – os dois citados acima e mais Palmeiras, Atlético-MG e Fluminense. Com isso, existe uma boa probabilidade de um deles ter de enfrentar o São Paulo nas oitavas de final da competição.
O Tricolor paulista venceu nessa terça-feira (25) o Sporting Cristal por 3 a 0, no Morumbi, e consolidou a segunda posição do Grupo E, atrás do Racing. Para a sequência da Libertadores, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) determina que os confrontos sejam conhecidos por sorteio. Num pote ficam os oito campeões de grupos. No outro, os vices.
Dessa forma, o São Paulo fica próximo de um clássico brasileiro nas oitavas. Pode também ter de enfrentar de novo o próprio Racing, o Argentino Juniors (vencedor do Grupo F) e outro clube, o que terminar no alto do pódio do Grupo C: o Barcelona de Guayaquil é o favorito, embora possa ainda perder a ponta para o Boca Juniors, o que é pouco provável.
A situação do São Paulo pode ser a mesma do Santos, que não tem mais como ser o primeiro no Grupo C e ainda luta pela segunda posição – o que será definido nesta quarta. Para alcançar a vaga, o time da Vila Belmiro tem de derrotar o Barcelona em Guayaquil e torcer para que o Boca Junior não vença o The Strongest, em Buenos Aires.